O
Em conversa com jornalistas no salão oval da Casa Branca, Trump culpou os democratas pro não recuar nas suas demandas. Questionado sobre a possibilidade de um “shutdown”, o republicano avaliou que “nada é inevitável”. “Mas eu diria que é muito provável. Eu não vejo eles (democratas) recuando nem um pouco”, disse.
O pessimismo é reforçado pela falta de acordo em uma reunião do governo com democratas,
Trump afirmou ainda que a paralisação pode significar a demissão de servidores, e o governo pode fazer coisas irreversíveis que seriam ruins para os democratas. “Podemos fazer coisas durante a paralisação que são irreversíveis, que são ruins e irreversíveis para eles, como cortar um grande número de pessoas. Cortar coisas que eles gostam, cortar programas que eles gostam”, declarou.
O
“Eu disse isso aos meus colegas democratas. Estamos felizes em sentar e conversar sobre essas outras questões nas quais eles estão interessados. Isso não deve ter nada a ver com a questão de mantermos ou não o governo funcionando”, afirmou.
Os congressistas têm mais 7 horas para votarem o orçamento e evitar o ‘shutdown’. Os republicanos precisam de pelo menos sete votos de senadores democratas para superar o momento e aprovar a nova peça orçamentária .Sem a votação, milhares de funcionários poderão ser dispensados, e diversos serviços podem ser interrompidos, sendo mantidos apenas os essenciais.