Ouvindo...

‘Shutdown’ nos Estados Unidos: Trump diz que paralisação do governo é provável

Governo pode ser paralisado caso o Congresso não aprove um novo orçamento até a meia-noite desta quarta-feira (1º)

Trump disse que democratas não devem recuar nas suas demandas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que a paralisação do governo é um movimento provável, acusando os democratas de não negociarem a votação do orçamento. Os parlamentares precisam aprovar um novo financiamento ou prorrogar o atual até a 00h desta quarta-feira (1º) para evitar um apagão de diversos setores da administração pública.

Em conversa com jornalistas no salão oval da Casa Branca, Trump culpou os democratas pro não recuar nas suas demandas. Questionado sobre a possibilidade de um “shutdown”, o republicano avaliou que “nada é inevitável”. “Mas eu diria que é muito provável. Eu não vejo eles (democratas) recuando nem um pouco”, disse.

O pessimismo é reforçado pela falta de acordo em uma reunião do governo com democratas, na noite dessa segunda-feira (29). O bloco de oposição quer recuperar parte dos recursos que foram cortados por Trump dos subsídios da saúde pública, valor que chega a US$ 1,7 trilhões em gastos discricionários.

Trump afirmou ainda que a paralisação pode significar a demissão de servidores, e o governo pode fazer coisas irreversíveis que seriam ruins para os democratas. “Podemos fazer coisas durante a paralisação que são irreversíveis, que são ruins e irreversíveis para eles, como cortar um grande número de pessoas. Cortar coisas que eles gostam, cortar programas que eles gostam”, declarou.

O líder do governo no Senado, John Thune, disse à CNN que não vai negociar com os democratas se a paralisação ocorrer. Segundo ele, para negociar, o governo deve continuar funcionando normalmente. “Vamos deixar o governo aberto, e então vamos negociar”, disse.

“Eu disse isso aos meus colegas democratas. Estamos felizes em sentar e conversar sobre essas outras questões nas quais eles estão interessados. Isso não deve ter nada a ver com a questão de mantermos ou não o governo funcionando”, afirmou.

Os congressistas têm mais 7 horas para votarem o orçamento e evitar o ‘shutdown’. Os republicanos precisam de pelo menos sete votos de senadores democratas para superar o momento e aprovar a nova peça orçamentária .Sem a votação, milhares de funcionários poderão ser dispensados, e diversos serviços podem ser interrompidos, sendo mantidos apenas os essenciais.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.