Ouvindo...

Velório do Papa Francisco termina e caixão será fechado em cerimônia privada

Cerimônia para fechar o caixão do pontífice será privada e não terá transmissão ao vivo; corpo será benzido e caixão será soldado

Velório do Papa Francisco terminou às 14h (horário de Brasília) desta sexta-feira (25)

O velório do Papa Francisco terminou às 14h do horário de Brasília (19h em Roma) desta sexta-feira (25). O caixão será fechado em uma cerimônia privada e não será transmitida ao vivo, conforme um comunicado emitido pelo Vaticano. Ainda de acordo com a Santa Sé, 149 cardeais estão no Vaticano para a despedida do pontífice.

Com o fim do funeral público, o arcebispo Diego Ravelli, mestre das celebrações litúrgicas pontifícias, irá comandar o ritual para fechar o caixão do pontífice. Conforme divulgdo pelo Vaticano, Ravelli irá estender um véu de seda branca sobre o rosto do papa e borrifar água benta pelo corpo dele.

Em seguida, o arcebispo colocará no caixão um saco contendo as moedas cunhadas durante o pontificado do Papa Francisco, assim como a ata contendo o selo do Ofício das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice.

Leia também

Uma tampa de zinco - com a cruz, o brasão do papa e a placa com o nome do pontífice, com o seu tempo de vida e de papado - será colocada sobre o caixão. Em seguida, o caixão de zinco será soldado e os selos do camerlengo, da Prefeitura da Casa Pontifícia, do Ofício das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice e do Capítulo Vaticano serão impressos.

Por fim, o caixão de madeira também será fechado. Na tampa estará a cruz e o brasão de Francisco.

O sepultamento do papa está previsto para acontecer às 10h do horário de Roma (5h em Brasília) de sábado (26). Antes, o decano do Colégio de Cardeais, Giovanni Re, celebrará uma Missa Solene e haverá o translado do corpo do pontífice até a Basílica de Santa Maria Maior, onde ele será enterrado.

O cortejo fúnebre, segundo a Ansa, seguirá pelo Corso Vittorio Emanuele II até a Piazza Venezia, depois passará em direção aos Fóruns Imperiais e ao Coliseu. Também deve passar pela Via Labicana, pela Via Merulana e seguir em linha reta até a Basílica. O translado será transmitido pela televisão, mas o sepultamento será privado.

Papa Francisco morre aos 88 anos

O Papa Francisco morreu aos 88 anos na madrugada de segunda-feira (21), vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca. Segundo o médico Sergio Alfieri, do Hospital Gemelli, em Roma, nada poderia ser feito em relação ao pontífice.

Depois do sepultamento, há um período de missas e homenagens na Basílica de São Pedro, ritual conhecido como Novendiales, até o dia 4 de maio. Já conclave deve iniciar entre os dias 6 e 11 de maio. O túmulo do papa será aberto à visitação a partir de domingo (27).

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.