O
Com o fim do funeral público, o arcebispo Diego Ravelli, mestre das celebrações litúrgicas pontifícias, irá comandar o ritual para fechar o caixão do pontífice. Conforme divulgdo pelo Vaticano, Ravelli irá estender um véu de seda branca sobre o rosto do papa e borrifar água benta pelo corpo dele.
Em seguida, o arcebispo colocará no caixão um saco contendo as moedas cunhadas durante o pontificado do Papa Francisco, assim como a ata contendo o selo do Ofício das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice.
Uma tampa de zinco - com a cruz, o brasão do papa e a placa com o nome do pontífice, com o seu tempo de vida e de papado - será colocada sobre o caixão. Em seguida, o caixão de zinco será soldado e os selos do camerlengo, da Prefeitura da Casa Pontifícia, do Ofício das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice e do Capítulo Vaticano serão impressos.
Por fim, o caixão de madeira também será fechado. Na tampa estará a cruz e o brasão de Francisco.
O sepultamento do papa está previsto para acontecer às 10h do horário de Roma (5h em Brasília) de sábado (26). Antes, o decano do Colégio de Cardeais, Giovanni Re, celebrará uma Missa Solene e haverá o translado do corpo do pontífice até a
O
Papa Francisco morre aos 88 anos
O
Depois do sepultamento, há um período de missas e homenagens na Basílica de São Pedro, ritual conhecido como Novendiales, até o dia 4 de maio. Já