Lula diz ter falado com Trump que adote diálogo para solução de conflitos

Petista tem se aproximado do presidente dos Estados Unidos nos últimos meses para negociar fim das sanções contra o Brasil

Encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente Donald Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a mencionar seu homólogo dos Estados Unidos, Donald Trump, e disse ter defendido que o republicano adote o diálogo para solução dos problemas internacionais.

“Aliás, eu falei para o Trump: ‘Trump, fica mais barato conversar e menos sofrível conversar do que guerra’. Se a gente acreditar no poder do argumento, no poder da palavra, a gente evita muita confusão na vida dos países”, declarou o petista nesta quarta-feira (17), na abertura da última reunião ministerial do ano, na Residência Oficial da Granja do Torto, em Brasília.

Lula e Trump têm se aproximado nos últimos meses, após o líder americano procurar o chefe de Estado brasileiro para negociar o fim do tarifaço de 50% que Washington havia imposto sobre as exportações brasileiras, em julho.

Desde então, os dois conversaram algumas vezes por telefone e se encontraram pessoalmente na Malásia pela primeira vez. O republicano também decidiu retirar a sobretaxa de alguns produtos agrícolas e suspendeu as sanções contra autoridades brasileiras, como o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, alvo da Lei Magnitsky.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Ouvindo...