Milhares de pessoas passaram a noite de segunda-feira (21) em homenagens na Basílica São José de Flores, onde Jorge Bergoglio deu os primeiros passos como sacerdote. As homenagens começaram com uma missa conduzida pelo arcebispo de Buenos Aires, Jorge García Cuerva. A enorme Basílica ficou pequena para tanta gente. Uma multidão se aglomerou do lado de fora. A missa terminou aos gritos de “Viva o Papa Francisco” e com um forte aplauso pela obra que o Pontífice deixa como legado.
Após a missa, na mesma Basílica, centenas de pessoas passaram a noite em orações de agradecimento. Foi o caso de Tamara Perello, de 47 anos. Emocionada, Tamara descreve o Papa como um exemplo para o mundo.
“Acho que ele é foi um Papa argentino que não sei se voltaremos a ter. Um Papa que trabalhava com meninas de rua… ", disse. “Ele era um homem que não queria guerras”, completou.
Leia também:
Os fieis acenderam velas e deixaram flores no confessionário da Basílica. Foi nesse confessionário que o jovem Jorge Bergoglio descobriu a sua vocação.
Aos 17 anos, entrou nesta Basílica, viu a luz do confessionário acesa e resolveu se confessar. O chamado foi tão forte que o adolescente decidiu pela vida religiosa naquele mesmo instante e mal sabia que se tornaria, décadas depois, o primeiro Papa do continente americano.
O atual arcebispo de Buenos Aires, Jorge García Cuerva, lembrou que, nos seus 12 anos como Papa, Francisco não encobriu os problemas. Pelo contrário: pôs os problemas sobre a mesa para gerar um debate.
Com tristeza, Argentina despede-se de Papa Francisco
A jovem Abril Veccoli Pereyra, de 28 anos, considera que o Papa abriu as portas aos que antes eram excluídos da Igreja. “Hoje estou aqui, porque me sinto convidado a este lugar. Agora estou um pouco triste... Porque ele era argentino, porque era de Flores, porque pensavas em nós”, lembrou.
O presidente Javier Milei decretou sete dias de luto e cancelou toda a agenda política, à espera de um sinal do Vaticano para viajar a Roma.
*com informações do repórter Marcio Resende - correspondente da Itatiaia na Argentina