Durante os anos em que esteve à frente da Igreja Católica, o
papa Francisco se encontrou com diversas autoridades políticas de todo o mundo, incluindo representantes do Brasil. Com um discurso mais diplomático sobre questões humanitárias e sociais, como migração, meio ambiente e direitos humanos, o pontífice já manteve diálogos com o
presidente Lula (PT), o ex-presidente
Michel Temer (MDB) e também com a
ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
Lula
O presidente do Brasil teve dois encontros com o papa argentino desde o início de seu mandato em 2023. O primeiro ocorreu em junho do mesmo ano, durante uma viagem à Itália.
Na ocasião, Lula afirmou que os dois tiveram uma “boa conversa sobre a paz no mundo”.
Em 2024,
eles voltaram a se reunir durante a cúpula do G7, que também aconteceu na Itália.
Janja
Em fevereiro deste ano, a
primeira-dama Janja Lula da Silva foi a última representante do governo brasileiro a se encontrar com o papa Francisco.
Dilma
A ex-presidente Dilma foi a primeira chefe de Estado a ser recebida pelo papa argentino, após sua missa inaugural, em 2013.
No mesmo ano, meses depois, eles voltaram a se encontrar durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada no Rio de Janeiro.
Em abril de 2024, já como
presidente do Banco dos BRICS, Dilma reuniu-se novamente com Francisco.
Michelle Bolsonaro
O ex-presidente
Jair Bolsonaro (PL) não se encontrou com o papa Francisco. No entanto, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro teve um encontro com o pontífice em 2019, em Roma, durante uma reunião com um grupo de primeiras-damas latino-americanas.
Temer
Em 2014, enquanto ainda era vice-presidente de Dilma, Michel Temer, junto com
Renan Calheiros (MDB) — então presidente do Congresso —, representou o Brasil na missa de canonização do padre José de Anchieta, conduzida pelo papa no Vaticano.
Adeus a Francisco
A
morte do papa Francisco foi confirmada na manhã desta segunda-feira (21) pelo Vaticano. O anúncio foi feito na Capela da Casa Santa Marta pelo cardeal Kevin Farrell.
O pontífice argentino enfrentava dificuldades respiratórias desde o início deste ano. Ele ficou internado por quase 40 dias no Hospital Gemelli, recebendo alta no dia 23 de março.
No domingo de Páscoa (20), o
papa Francisco fez sua última aparição pública, na sacada da Basílica de São Pedro.