Ouvindo...

Papa Francisco se reúne com vice de Trump após críticas aos EUA

Encontro ocorreu durante celebrações da Páscoa e abordou temas como migração, conflitos armados e questões humanitárias

Papa Francisco se encontra com o vice-presidente dos EUA, JD Vance

O papa Francisco recebeu na manhã deste domingo (20), no Vaticano, o vice-presidente dos Estados Unidos, James David Vance, em um encontro privado durante as celebrações da Páscoa. A reunião aconteceu na residência de Santa Marta, onde o pontífice vive, e durou alguns minutos, segundo informou a Santa Sé.

Em vídeo divulgado pelo Vaticano, Vance cumprimenta o papa com carinho: “É um prazer vê-lo em melhor estado de saúde. Rezo por você todos os dias. Que Deus te abençoe”. Francisco presenteou o vice-presidente com rosários, uma gravata com o brasão do Vaticano e ovos de chocolate para seus três filhos.

Encontro de Sábado

No último sábado (19), JD Vance também foi recebido pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano. De acordo com o comunicado oficial, o encontro foi cordial e tratou de temas como os conflitos em curso no mundo, tensões políticas, crises humanitárias e, com destaque, a situação dos migrantes, refugiados e prisioneiros.

A visita de Vance acontece dois meses após o papa Francisco ter criticado duramente, em carta aos bispos dos Estados Unidos, as políticas migratórias do presidente Donald Trump, classificando as expulsões em massa como uma “grande crise” e alertando que “O que se constrói à base de força, e não a partir da verdade sobre a igual dignidade de todo ser humano, mal começa e mal terminará".

* Sob supervisão de Enzo Menezes

Leia também

Izabella Gomes é estagiária na Itatiaia, atuando no setor de Jornalismo Digital, com foco na editoria de Cidades. Atualmente, é graduanda em Jornalismo pela PUC Minas