Ouvindo...

Após China aumentar tarifas contra os EUA, Trump diz que momento é ‘muito emocionante’

País asiático aumentou para 125% as tarifas adicionais contra produtos dos Estados Unidos nesta sexta-feira (11)

Donald Trump, presidente dos EUA

Após a China anunciar que aumentará as tarifas sobre produtos dos Estados Unidos para 125%, o presidente do país, Donald Trump, afirmou que o momento é “muito emocionante” para os americanos e para o mundo. “Estamos fazendo isso realmente bem”, declarou em sua rede, Truth Social, nesta sexta-feira (11).

Trump continuou defendendo sua estratégia frente à nova retaliação da China, que prometeu “ignorar” novas sanções tarifárias dos Estados Unidos caso elas aconteçam depois do novo aumento nas taxas contra os produtos americanos.

A resposta da China provocou mais agitação nos mercados, com quedas nas bolsas europeias, uma escalada do ouro e uma queda do dólar. Mas em um sinal da crescente preocupação dos investidores com a saúde da economia americana sob o governo Trump, o dólar caiu a um mínimo em três anos perante o euro.

Em Pequim, a Comissão Tarifária do Conselho de Estado afirmou em nota que “a imposição por parte dos Estados Unidos de tarifas anormalmente elevadas contra a China viola gravemente as normas comerciais internacionais, as leis econômicas básicas e o bom senso”.

E anunciou que a partir de sábado aplicará tarifas de 125% para os produtos americanos, em represália pelas taxas de 145% impostas às importações chinesas nos Estados Unidos. Pequim disse que não seguirá aumentando mais suas tarifas, embora Washington continue a fazê-lo.

Pequim anunciou que também apresentará uma demanda na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a mais recente série de tarifas de Trump, depois de ter recorrido esta semana ao organismo.

Leia também

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.