O Vaticano atualizou nesta sexta-feira (7) as informações sobre o estado de saúde do Papa Francisco, de 88 anos, internado desde o dia 14 de fevereiro devido a uma pneumonia nos dois pulmões. De acordo com o comunicado divulgado pelo Vaticano News, o pontífice teve uma noite “tranquila” no Hospital Gemelli e, nesta manhã, está descansando.
Até o momento, o papa continua alternando a ventilação mecânica durante a noite e a oxigenação de alto fluxo durante o dia com o uso de cânulas nasais.
A situação é estável em um quadro complexo. Hoje à noite, um boletim será emitido pela equipe médica do hospital romano.
Histórico de saúde do papa
O chefe da Igreja Católica, que assumiu o cargo em 2013, sofreu vários problemas de saúde nos últimos anos. As doenças o forçaram a adiar excursões ou descansar por alguns dias devido a dores no joelho e no quadril, e até mesmo a passar por uma cirurgia abdominal.
Em 2023, Francisco, que teve parte de um dos pulmões removido quando era jovem, ficou hospitalizado por três noites com bronquite e se recuperou com antibióticos. Quando ele era jovem, parte de um dos seus pulmões foi removido. Em dezembro do mesmo ano, também devido a uma bronquite, o pontífice desistiu de participar na COP28 de Dubai, a grande reunião de cúpula anual do clima, organizada pelas Nações Unidas.
No dia 14 de fevereiro deste ano, o papa também foi hospitalizado por quadro de bronquite. Depois teve novo diagnóstico de infecção polimicrobiana e em seguida pneumonia nos dois pulmões.