Ouvindo...

Terremoto de 4,7 graus atinge Lisboa e assusta moradores; é o segundo tremor em seis meses

Epicentro estava localizado no mar, em local chamado ‘Fonte da Telha'; não houve feridos

Um terremoto de 4,7 graus na escala Richter atingiu a cidade de Lisboa, em Portugal, nesta segunda-feira. As informações foram publicadas no perfil do X da Câmara de Lisboa.

O tremor foi às 13h24 no horário de Lisboa - às 10h24 no horário de Brasília.

De acordo com o jornal português “Público”, foi o segundo terremoto sentido em Lisboa nos últimos seis meses - o anterior foi em agosto de 2024. Na época, um terremoto de 5,3 graus na escala Richter atingiu Lisboa e outras cidades de Portugal. Na época, câmeras de segurança flagraram o exato momento do sismo. Brasileiros famosos que estavam na cidade, como Luana Piovani e Letícia Spiller, chegaram a comentar o terremoto.

Leia também

Sem vítimas

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera, órgão que monitora o clima e os sismos no país, informou que até o início da tarde desta segunda (17) não houve danos materiais nem vítimas.

Ainga segundo o Instituto, o sismo foi sentido também em outras cidades próximas a Lisboa, como Sintra e Almada. Com menor intensidade, pode ser sentido em Coimbra, Faro e Setúbal.

Terremotos frequentes

Lisboa é atingida por terremotos com certa frequência. O mais célebre foi o Terremoto de 1755, que teve magnitude estimada em 8,7 graus na escala Richter e destruiu a maior parte da cidade, principalmente a região da Baixa. Esse terremoto deixou milhares de mortos e obrigou a reconstrução da cidade.

A Câmara Municipal de Lisboa explica que, anualmente, Portugal registra centenas de tremores, mas a maior parte imperceptíveis. Em casos como o sismo desta segunda, a preocupação é de que seja de forte intensidade e dê orgem a um tsunami, o que não ocorreu no caso de hoje.


Participe dos canais da Itatiaia:

Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, com mestrado profissional em comunicação digital e estratégias de comunicação na Sorbonne, em Paris. Anteriormente foi Chefe de Reportagem na Globo em Minas e produtora dos jornais exibidos em rede nacional.
Leia mais