A madrugada desta segunda (26) foi marcada por um alerta em Portugal,
“Essa madrugada por aqui a terra tremeu”, disse ela em uma publicação. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o fenômeno foi registrado a 10 km de profundidade. O tremor foi sentido em várias regiões, entre elas, Lisboa e Porto.
Quem também contou que a ‘terra tremeu’, foi a atriz Luana Piovani. Moradora de Portugal há cinco anos, relatou em seu perfil como aconteceu durante a madrugada e relembrou que já passou por isso enquanto morava no Japão.
“Menina, hoje tremeu a terra aqui em Portugal. Eu acordei de madrugada e eu pensei nisso, mas sabe aquele acordo zumbi de 4 segundos assim? Voltei a dormir. Agora de manhã só se fala nisso e parece que foi um abalo sísmico bem forte. Já senti quando morava no Japão, mas nunca mais tinha sentido. É uma sensação bem maluca porque você sente que tem alguma coisa acontecendo, mas você leva um tempo para entender que a terra que está tremendo.”
Susana Werner, esposa do ex-goleiro Júlio Cesar, também contou que um terremoto abalou por lá, mas que não chegou a sentir o tremor de sua casa.
“Terremoto de magnitude 5,4 na escala Richter atinge Portugal. É o tremor de terra de maior magnitude em Portugal Continental desde 1969. Graças a Deus não sentimos aqui em casa. Medo! Alguém sentiu aí?”, perguntou.
Susana Werner, esposa do ex-goleiro Júlio Cesar, também contou que um terremoto abalou por lá.
No seu perfil da rede social X (antigo Twitter), o autor Aguinaldo Silva contou que estava de prontidão após sentir o terremoto.
“5:30 da manhã, 20 minutos após o tremor de terra aqui em Portugal, magnitude de 5,9, que me acordou e me fez pular da cama. Tudo calmo, ninguém na rua.”
No seu perfil da rede social X (antigo Twitter), o autor Aguinaldo Silva contou que estava de prontidão após sentir o terremoto.
Governo pede calma
O governo federal português disse estar em contato com todos os serviços competentes. Um comunicado do Executivo confirma que “não há registo de danos pessoais ou materiais até ao momento”, e pediu à população que mantenha calma.
“Apelamos à população para que mantenha a serenidade e siga as recomendações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil”, diz a nota.
O governo diz, ainda, que a informação “será atualizada ao longo da manhã, designadamente pelo IPMA e pela Defesa Civil”. O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, na qualidade de primeiro-ministro em funções, visitará a Autoridade Nacional da Defesa Civil às 9h (horário local).