Ouvindo...

Donald Trump anuncia ‘guerra’ contra canudos de papel e quer ‘volta do plástico’

No ano passado, o ex-presidente Joe Biden anunciou um “plano” para reduzir a poluição causada por plásticos em departamentos federais dos EUA

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos.

O presidente Donald Trump anunciou nesta sexta-feira (7) que irá decretar o “fim” dos canudos de papel ecológico, adotados por Joe Biden durante a última gestão. A ideia do republicano é promover o “retorno” dos canudos de plástico aos Estados Unidos.

Na plataforma Truth Social, lançada pelo grupo Trump Media & Technology Group (TMTG), o presidente escreveu: “Volta ao plástico”.

Leia também

“Fraude” das mudanças climáticas

Donald Trump, diversas vezes, já se declarou um cético das mudanças climáticas.

No primeiro mandato à frente da Casa Branca, entre 2016 e 2020, ele revogou mais de 100 regras ambientais. O republicano também é um grande defensor de combustíveis fósseis, emissores de gases estufa, além de já ter dito que a transição energética é uma “fraude”.

No mesmo dia da posse, 20 de janeiro, Trump retirou os Estados Unidos do Acordo de Paris, pacto assinado pela comunidade internacional em 2015 durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas. Ele alegou que as metas estabelecidas eram “muito altas”.

Canudos plásticos

O governo de Joe Biden, ex-presidente, havia estabelecido a meta de eliminar, dentro do possível, o uso de utensílios plásticos descartáveis, incluindo canudos, em departamentos e órgãos federais até 2035.

O canudo não reciclável se tornou um dos principais símbolos mundiais da poluição por plástico, especialmente nos oceanos.

***Com informações de Agence France-Presse (AFP).


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.