O presidente Donald Trump anunciou nesta sexta-feira (7) que irá decretar o “fim” dos canudos de papel ecológico, adotados por Joe Biden durante a última gestão. A ideia do republicano é promover o “retorno” dos canudos de plástico aos Estados Unidos.
Na plataforma Truth Social, lançada pelo grupo Trump Media & Technology Group (TMTG), o presidente escreveu: “Volta ao plástico”.
“Fraude” das mudanças climáticas
Donald Trump, diversas vezes, já se declarou um cético das mudanças climáticas.
No primeiro mandato à frente da Casa Branca, entre 2016 e 2020, ele revogou mais de 100 regras ambientais. O republicano também é um grande defensor de combustíveis fósseis, emissores de gases estufa, além de já ter dito que a transição energética é uma “fraude”.
No mesmo dia da posse, 20 de janeiro, Trump retirou os Estados Unidos do Acordo de Paris, pacto assinado pela comunidade internacional em 2015 durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas. Ele alegou que as metas estabelecidas eram “muito altas”.
Canudos plásticos
O governo de Joe Biden, ex-presidente, havia estabelecido a meta de eliminar, dentro do possível, o uso de utensílios plásticos descartáveis, incluindo canudos, em departamentos e órgãos federais até 2035.
O canudo não reciclável se tornou um dos principais símbolos mundiais da poluição por plástico, especialmente nos oceanos.
***Com informações de Agence France-Presse (AFP).