Ouvindo...

Donald Trump nunca veio ao Brasil como presidente

Empresário já tentou investir no país e, na Casa Branca, não realizou visita oficial; republicano tem relação próxima com Jair Bolsonaro

Jair Bolsonaro e Donald Trump, em encontro em março de 2019

Empossado nesta segunda-feira (20), Donald Trump está de volta à Casa Branca após ser presidente dos Estados Unidos entre 2017 e 2021, perder a reeleição para Joe Biden e vencer Kamala Harris no ano passado.

Durante seu primeiro mandato, Trump não realizou visitas oficiais ao Brasil, apesar da relação próxima que tem com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Em 2019, o então presidente brasileiro foi recebido por Trump na Casa Branca.

À época, segundo o governo brasileiro, os dois discutiram parcerias e declararam apoio a Juan Guaidó, então autoproclamado presidente da Venezuela, validado por alguns representantes da comunidade internacional, entre eles Bolsonaro e Trump.

Fora da política, Donald Trump tem histórico de investimentos no Brasil, principalmente relacionados ao mercado imobiliário, com foco no licenciamento de sua marca para empreendimentos de luxo.

Um dos projetos era a “Trump Towers Rio”, um complexo de torres comerciais planejado para o Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, e o “Trump Hotel Rio”. Ambos foram anunciados com grande expectativa, mas nunca foram concretizados devido a questões burocráticas e econômicas.

A estratégia de Trump no Brasil não envolvia investimentos diretos, mas sim a concessão de seu nome como símbolo de prestígio para parceiros locais.

Convite feito

Trump já tem um convite para vir ao Brasil como chefe de Estado. Antes da posse, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), convidou o republicano para participar da Cop 30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que, neste ano, será realizada em Belém.

“Os Estados Unidos são a maior potência econômica mundial, o maior parceiro do Brasil nas Américas. Saudamos a posse do presidente @realDonaldTrump e esperamos contar com sua presença na COP30 para discutir o futuro do planeta”, postou.

A Cop 30 será de 10 a 21 de novembro. O evento reúne lideranças políticas, ativistas do meio ambiente e especialistas para discutir e acelerar ações contra a mudança climática. Trump, no entanto, é crítico a determinadas ações de combate às mudanças climáticas, expressando ceticismo ou descrença sobre o assunto.

Leia também

Lula cumprimenta Trump

Em postagem nas redes sociais, o presidente Lula desejou um “mandato exitoso” ao presidente dos Estados Unidos. No comunicado, o brasileiro destacou que as relações entre o Brasil e os Estados Unidos são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica.

“Em nome do governo brasileiro, cumprimento o presidente Donald Trump pela sua posse. As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica. Nossos países nutrem fortes laços em diversas áreas, como o comércio, a ciência, a educação e a cultura. Estou certo de que podemos seguir avançando nessas e outras parcerias. Desejo ao presidente Trump um mandato exitoso, que contribua para a prosperidade e o bem-estar do povo dos Estados Unidos e um mundo mais justo e pacífico”, diz a postagem.


Participe dos canais da Itatiaia:

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.