Ouvindo...

Donald Trump: confira investigações da Justiça contra o presidente dos EUA

Acusações envolvem pagamento de suborno a atriz pornô, fraudes e participação no ataque ao Capitólio

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, empossado nesta segunda-feira (20), enfrenta uma série de acusações legais e investigações que resultaram em condenações e processos judiciais.

As ações, inéditas para um ex-presidente americano, incluem acusações relacionadas à conduta empresarial, à tentativa de manipular resultados eleitorais e ao mau uso de documentos confidenciais.

Confira as principais investigações que envolvem Trump:

Fraude empresarial

Uma das condenações contra Donald Trump e a Organização Trump ocorreu em um processo movido pela procuradoria-geral de Nova York. O ex-presidente foi acusado de inflar artificialmente o valor de suas propriedades e ativos para obter condições favoráveis em empréstimos e seguros, além de subestimar os valores para reduzir impostos.

A Justiça determinou que Trump e seus filhos cometeram fraude em larga escala. A mula foi de US$ 355 milhões.

Tentativa de manipular eleições

Trump foi indiciado por um grande júri no estado da Geórgia, acusado de tentar reverter os resultados das eleições presidenciais de 2020.

Uma das provas mais citadas é uma ligação em que ele pressionou o secretário de Estado da Geórgia, Brad Raffensperger, para “encontrar” votos suficientes para alterar o resultado.

O caso inclui acusações de extorsão, conspirando com aliados para criar uma lista falsa de eleitores e interferência no processo eleitoral.

Manuseio Indevido de Documentos

Após deixar a presidência, em 2020 Trump levou consigo dezenas de caixas contendo documentos confidenciais para sua residência em Mar-a-Lago, na Flórida.

Durante uma investigação federal, agentes do FBI encontraram documentos classificados como ultrassecretos guardados de forma inadequada. Trump foi acusado de obstrução da justiça por supostamente dificultar as tentativas das autoridades de recuperar esses documentos.

Leia também

Ataque ao Capitólio

Donald Trump é investigado por seu papel nos eventos de 6 de janeiro de 2021, quando apoiadores invadiram o Capitólio dos Estados Unidos em uma tentativa de interromper a certificação da vitória eleitoral de Joe Biden.

Ele foi acusado de incitar a violência e disseminar alegações infundadas de fraude eleitoral.

Stormy Daniels

Trump também foi indiciado em Nova York sob a acusação de falsificar registros comerciais relacionados a pagamentos de “dinheiro de silêncio” feitos à atriz Stormy Daniels.

O pagamento ocorreu durante a campanha presidencial de 2016, supostamente para evitar que ela tornasse público um caso extraconjugal, o que pode configurar violação de leis eleitorais.


Participe dos canais da Itatiaia:

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.