Ouvindo...

Brasileiros relatam desabastecimento durante incêndios em Los Angeles: ‘mercados estão sem nada’

Segundo o casal Matheus Henrique e Larissa Caramel, está difícil encontrar água e máscaras em mercados e farmácias da cidade

As chamas começaram na manhã de terça-feira (7) no bairro de Pacific Palisades, se espalhando rapidamente

Mesmo morando nos Estados Unidos há 11 anos e em Los Angeles há quase seis, Matheus Henrique, de 28 anos, disse é a primeira vez que viu a cidade da Califórnia em uma situação tão alarmante.

Los Angeles está vivendo o pior incêndio da história e, até o momento, mais de cem mil pessoas tiveram que deixar suas casas e cinco pessoas foram mortas em decorrência das chamas.

Nascido em Brasília, no Distrito Federal, Matheus mora em West L.A. De acordo com ele, a área ainda não recebeu ordens de evacuação, mas que ainda não sabe “o que esperar”.

“O fogo está descendo, já pegou praticamente toda a montanha para o lado de Santa Mônica e nossa casa ainda está fora da área de risco, mas pelo que os bombeiros dizem e a mídia informa, se continuar com o vendo dessa forma, vai descer para o meio da cidade”, disse para a Itatiaia.
Leia também

O brasileiro saiu de Los Angeles a trabalho e viu os incêndios piorarem nas últimas 48 horas. Para a reportagem, ele explica que, irá tentar voltar para a Califórnia na sexta-feira (10) levando água, já que os mercados em Santa Mônica, Malibu e West Hollywood estão desabastecidos.

“Estou levando água daqui [Las Vegas] para casa e para alguns amigos que pediram porque realmente os mercados estão sem nada, que as pessoas compraram. Máscara também, acabou o estoque na maioria das farmácias e mercados”

Além da devastação das casas e do meio ambiente, a qualidade do ar na cidade é outra grande preocupação, já que os níveis, em vários pontos são considerados como “não saudáveis”.

A namorada dele, a paulista Larissa Caramel, está na cidade e disse que está precisando usar máscara para sair de casa. Ela conta que a fumaça apareceu no céu pela primeira veza última terça-feira (7) e que em questão “de algumas horas”, as chamas se alastraram.

A fashion styling, de 24 anos, disse a Itatiaia que as principais vias que dão acesso à Santa Mônica e Pacific Palisades, conhecido como bairro das celebridades, estavam fechadas. “A escola da filha da minha chefe foi metade queimada e está no chão. Shoppings e lojas que vou com frequência fazer compras para os meus clientes estão no chão agora. Muito, muito triste a situação”, afirmou.

Até a manhã desta quinta-feira (9), quatro grandes focos de incêndio atingem a região metropolitana de Los Angeles. No total, já são cerca de 11 mil hectares consumidos pelo fogo, segundo o Departamento estadual de Silvicultura e Proteção contra Incêndios, o Cal Fire.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.