Um novo incêndio surgiu na região de Los Angeles, nos Estados Unidos, na madrugada desta quinta-feira (9), com chamas em Hollywood Hills, próximo ao Hollywood Bowl e da icônica Calçada da Fama, provocando uma nova evacuação obrigatória, de acordo com a CBS, jornal local.
O incêndio foi relatado pela primeira vez logo após as 17h30 no horário local. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Los Angeles às 18h15, os bombeiros disseram que o incêndio havia queimado pouco mais de 40 hectares de vegetação. Os incêndios se expandiram rapidamente entre terça e quarta-feira em cidades da região de Los Angeles, na costa oeste do país. Ao todo cinco pessoas morreram e dezenas de imóveis foram destruídos.
Helicópteros e veículos dos bombeiros estavam trabalhando para controlar o fogo, que avança rapidamente. Emissoras de TV passaram a exibir imagens do Runyon Canyon Park pegando fogo. O parque fica na área de Hollywood Hills, que é uma região de Los Angeles onde estão localizadas casas de luxo, vistas panorâmicas para a cidade e até mesmo o famoso letreiro de Hollywood.
- Fernanda Torres registra cena apocalíptica de incêndio em Los Angeles: ‘Da minha janela’
- Ao menos duas pessoas morrem em incêndio que começou em bairro nobre de Los Angeles, nos EUA
Ainda de acordo com a CBS, as chamas estão longe do letreiro de Hollywood. A emissora informou que o foco aparenta ser em uma vegetação rasteira. A ordem de retirada emitida pela polícia inclui o entorno do parque, sendo limitada por algumas vias, incluindo a Hollywood Boulevard. A avenida tem vários pontos turísticos, como a Calçada da Fama.
Diversos incêndios em LA
Este é apenas um dos vários grandes incêndios que estão ocorrendo atualmente no Condado de Los Angeles. O chefe de polícia de Los Angeles, Robert G. Luna, chamou o incêndio de “sem precedentes e imprevisível”. Segundo o Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia (Cal Fire), os incêndios ainda estão sem controle.
O primeiro foco de incêndio atingiu Pacific Palisades, uma área nobre da cidade entre Santa Monica e Malibu, nessa terça-feira (7). Isso levou o Departamento de Bombeiros de Los Angeles a emitir uma ordem de retirada de moradores obrigatória para uma ampla área.
Pessoas que vivem em imóveis de luxo, além de famosos, também receberam ordens para deixar o local devido ao incêndio em Pacific Palisades. O sul da Califórnia está atualmente no meio de uma das piores e mais poderosas tempestades de vento a atingir a região na última década, conforme o National Weather Service. Algumas áreas foram atingidas por ventos de até 80 km/h, o que ajudou a alastrar o fogo.
Até a manhã desta quarta-feira (9), três dos incêndios não foram contidos, incluindo os dois maiores.
O avanço do fogo provocou cenas de pânico. Escolas foram fechadas e vias importantes da cidade trancadas. Os prejuízos podem chegar a 57 bilhões de dólares, segundo uma estimativa do AccuWeather.