Uma infecção viral chamada metapneumovírus humano (HMPV) está aumentando entre crianças na China e preocupa órgãos internacionais.
Em dezembro, Kan Biao, chefe do Instituto Nacional de Controle e Prevenção de Doenças Infecciosas da China, afirmou, durante uma coletiva de imprensa, que infecções por gripe, rinovírus, metapneumovírus humano e pneumonia por micoplasma são as mais comuns entre pacientes nos hospitais.
Segundo o China Daily, a taxa de positividade das infecções por gripe deve continuar subindo, enquanto as taxas de infecções por rinovírus e casos de infecção por pneumonia por micoplasma, que geralmente afetam crianças de cinco a 14 anos, estão diminuindo.
Leia também:
No entanto, a taxa de positividade do vírus respiratório sincicial entre crianças menores de 4 anos está subindo, assim como a taxa de metapneumovírus humano entre crianças de até 14 anos.
Aumento preocupa especialistas
“O HMPV foi reconhecido como um problema significativo na população em risco em todo o mundo desde a virada do século, quando foi descoberto pela primeira vez”, disse Andrew Easton , professor de virologia na Universidade de Warwick, no Reino Unido, que estuda pneumovírus, à Live Science. “Esse risco não mudou significativamente nos últimos quase 25 anos.”
Dito isso, "é sempre preocupante ver uma mudança na incidência ou padrão de uma infecção”, acrescentou Easton. É importante investigar potenciais surtos de infecção para identificar sua causa.
Os sintomas comuns da infecção incluem tosse, febre, nariz entupido e falta de ar.