Ouvindo...

O que se sabe sobre os OVNIs que surgiram em Nova Jersey e intrigam os EUA

Os avistamentos ganharam tanta repercussão que envolveram o FBI e a Casa Branca e até o Pentágono

Imagens publicadas no X (antigo Twitter) mostram os objetos avistados nos céus de Nova Jersey, nos Estados Unidos

Desde 18 de novembro, objetos voadores não identificados (OVNIs) têm sido avistados nos céus de Nova Jersey, gerando teorias e uma investigação por parte das autoridades americanas. Relatos semelhantes surgiram nos estados de Nova York e Pensilvânia, aumentando o mistério em torno do fenômeno. A questão mobilizou o FBI, a Casa Branca e até o Pentágono, mas a origem e a finalidade dos drones permanecem desconhecidas. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram objetos voadores piscando, principalmente em áreas próximas a lagos.

Conforme destaca o Correio Braziliense, o ufólogo Gregory T. Goins descreveu o caso como alarmante, em um artigo publicado no jornal The Philadelphia Inquirer: “Estes incidentes seguem um padrão preocupante: dezenas de aeronaves, com tamanhos e formatos variados, emitem luzes que persistem por dias ou semanas”.

Na quinta-feira (12), a Casa Branca afirmou que os OVNIs avistados nos céus de Nova Jersey, na verdade, são drones “operados legalmente” e não representam ameaça à segurança nacional, embora não tenha esclarecido sua procedência. Karine Jean-Pierre, porta-voz da Presidência, admitiu que não se descarta a possibilidade de os dispositivos serem fruto de tecnologia estrangeira. O Pentágono, por sua vez, confirmou que as aeronaves não pertencem ao Exército americano.

Leia também

De acordo com o FBI, a investigação busca determinar se os avistamentos correspondem a drones reais, aeronaves tripuladas ou enganos de observação. O governador de Nova Jersey, Phil Murphy, afirmou que, até o momento, os drones não aparentam representar perigo à população. Mesmo assim, legisladores locais pedem regulamentações mais rígidas sobre o uso de aeronaves não tripuladas.

Teorias sobre a origem dos drones ganham força. Alguns especulam que possam ser Fenômenos Anômalos Não Identificados (UAPs), enquanto outros sugerem a possibilidade de serem controlados por um país estrangeiro, como a China.

Ainda segundo a reportagem do Correio Braziliense, especialistas têm criticado a lentidão das respostas oficiais. “Quando aviões não identificados estão a penetrar nas nossas defesas e a chegar às nossas portas com impunidade, é altura de o Pentágono mostrar as suas cartas. Como cidadãos, merecemos a verdade. E estamos preparados para lidar com ela”, completou Gregory T. Goins.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação FBK e Viver.