Ouvindo...

Mais de 200 pessoas estão presas no Monte Everest em meio à forte nevasca

Tempestade de neve também atinge Xinjiang, Qinghai e Gansu, no Oeste da China; equipes de resgate correm para retirar os caminhantes presos no Everest até terça (7)

Em meio a uma forte nevasca e temperaturas congelantes, mais de 200 pessoas ainda estão presas perto da face leste do Everest, no Tibete

Em meio a uma forte nevasca e temperaturas congelantes, mais de 200 pessoas ainda estão presas perto da face leste do Monte Everest, no Tibete. A expectativa é que as equipes de resgate consigam retirar os caminhantes presos no monte ainda nesta terça-feira (7). A tempestade de neve na região também provocou a morte de um alpinista por hipotermia.

A nevasca causou estragos ao cair no Vale do Karma, no Tibete, no último sábado (4). No domingo (5), cerca de 350 alpinistas foram resgatados. Os que ainda estão presos no local já foram localizados e contatados, segundo a TV estatal chinesa, mas a neve impede a passagem deles.

Além da região do Tibete, fortes tempestades de neve também atingiram o Xinjiang, Qinghai e Gansu, no Oeste da China. Em Qinghai, ao norte da região do Tibete, um alpinista morreu devido à exposição ao frio, informou a CCTV, citando os serviços de segurança.

Segundo a agência de notícias Reuters, diversos entusiastas de atividades ao ar livre têm se aglomerado no interior da China desde que um feriado de oito dias começou no dia 1° de outubro. Os grupos, no entanto, foram pegos de surpresa com a nevasca repentina.

*Com Agência Brasil, Reuters e AFP

(Sob supervisão de Alex Araújo)

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas