A primeira mensagem enviada pela internet celebrou na última terça-feira (29) o aniversário de 55 anos. Ela foi enviada pela precursora da internet, a Arpanet. Em 1969, Charley Kline, estudante da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), fez uma tentativa histórica de enviar a palavra “login” para o computador do pesquisador Bill Duval, da Universidade de Stanford.
Leia mais:
- Primeiro computador de Steve Jobs produzido pela Apple e vendido, na época, por US$ 666,66 vai a leilão
- Golden Retriever grávida de Shih Tzu: entenda história que viralizou na internet
- Como justificar o voto pela internet? Veja o passo a passo para o segundo turno das eleições 2024
Contudo, a tentativa deu errado porque a conexão falhou após ele digitar a letra “o”, e apenas as duas primeiras letras, “lo”, foram transmitidas. Assim, esse fragmento se tornou a primeira mensagem da internet.
Cerca de uma hora depois, a rede se recuperou e o texto completo foi enviado com sucesso. Naquela época, apenas algumas universidades tinham acesso à Arpanet, que interligava instituições colaboradoras do Departamento de Defesa dos Estados Unidos no desenvolvimento de novas tecnologias militares.
Dois anos mais tarde, em 1971, o pesquisador Ray Tomlinson, do MIT, enviou o primeiro e-mail. A World Wide Web, como conhecemos hoje, foi idealizada em 1989 pelo britânico Tim Berners-Lee, e a primeira página web foi publicada em 1991. Hoje, é impressionante pensar na evolução que se seguiu: no WhatsApp, por exemplo, há cerca de dois bilhões de usuários e 100 bilhões de mensagens trocadas diariamente.