O furacão Milton,
A atualização mais recente dá conta de que mais de 2,8 milhões de residências e empresas estão sem energia desde a madrugada desta quinta, conforme a poweroutage.us, que rastreia relatórios de serviços públicos. Na categoria 1, a mínima de uma escala que vai até 5, o furacão atravessou toda a região central da Flórida ao longo desta madrugada.
Vídeo: brasileiro no olho do furacão Milton relata momentos de tensão na Flórida: ‘estamos no breu’ Furacão Milton: brasileiros que não saíram de casa contam que chuva já atinge a Flórida; veja imagens
Pelo menos 27 tornados foram relatados na Flórida desde à noite desta quarta-feira (9), enquanto o furacão Milton chegava próximo ao estado, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA. A maior preocupação, no momento, são as fortes chuvas e o risco de inundações, que já atingem várias cidades.
Confira fotos da passagem do furacão Milton:
Furacão Milton enfraquece, mas perigo permanece na Flórida
O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA informou que a velocidade máxima sustentada dos ventos provocados pelo furacão Milton, que enfraqueceu para a categoria 1, estava em 145 km/h por volta das 2h desta quinta-feira (10), pelo horário de Brasília.
Voos do Brasil para a Flórida são cancelados por conta do Furacão Milton | CNN Brasil
Na categoria 1, o furacão é considerado como tendo ventos muito perigosos que derrubam árvores de raízes rasas, quebram galhos de árvores e danificam o exterior de casas. Eles também podem causar danos extensos às linhas de energia.
O furacão Milton era uma tempestade de categoria 3 quando atingiu a costa da Flórida na noite de quarta (9). Essa classificação significa que danos devastadores devem ocorrer, incluindo telhados arrancados de casas bem construídas e sistemas de eletricidade e água indisponíveis por dias ou semanas.
As altas velocidades do vento não são os únicos perigos. O furacão gerou vários tornados que causaram estragos na Flórida.
Cidade sem água potável
Autoridades de São Petersburgo, na Flórida, alertaram os moradores que uma tubulação de água quebrada, devido ao Furacão Milton, forçou a cidade a desligar temporariamente o serviço de abastecimento de água potável à meia-noite, segundo a AP. A administração da cidade orientou os moradores a ferverem qualquer água usada para beber, cozinhar ou escovar os dentes até que o sistema seja restaurado.
Os ventos provocados pela passagem do furacão foram acompanhados por fortes chuvas, e o serviço meteorológico emitiu uma declaração de emergência de inundação repentina para partes do centro-oeste da Flórida.