Com a chegada do furacão Milton à Flórida, prevista para acontecer na quarta-feira (9), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu aos moradores que estão em zonas de evacuação saiam de casa o mais rápido possível.
“Se você está sob ordens de evacuação, você deve evacuar agora, agora, agora. Você já deveria ter evacuado. É uma questão de vida ou morte e isso não é exagero”, disse Biden nesta terça-feira (8).
Além do aviso do presidente, as autoridades de Flórida multiplicaram os alertas e pedidos de evacuação. Já afetada pela destruidora passagem de Helene há dez dias, “toda a península da Flórida está sob algum tipo de alerta ou advertência”, afirmou, nesta terça-feira, o governador do estado, o republicano Ron DeSantis.
“Posso dizer isso sem que seja exagerado:
Por causa do furacão Milton, o presidente Biden cancelou as viagens ao exterior. “Dada a trajetória e a força projetadas do furacão Milton, o presidente Biden está adiando sua próxima viagem à Alemanha e Angola para supervisionar os preparativos e a resposta ao furacão Milton, além da resposta contínua aos impactos do furacão Helene no sudeste”, anunciou a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, nesta terça-feira (8).
O furacão chegou a ser classificado na categoria 5, a mais forte da escala Saffir-Simpson. Porém, nas últimas horas ele foi rebaixado à categoria 4. De acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos, a tempestade pode ter ventos de até 250 km/h.
*Com informações de CNN Internacional e AFP