Após o ataque do Irã, Israel planeja uma resposta que poderá comprovar as capacidades de ‘surpresa’ e ‘precisão’ do país, segundo as autoridades. Nessa terça-feira (1º), o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu afirmou que o
Irã irá pagar pelo ataque.
O ataque do Irã é uma resposta às
ações de Israel no Líbano. O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) se reunirá nesta quarta-feira (2) para discutir o conflito.
Segundo Abbas Araqchi, ministro das Relações Exteriores do Irã, a ação foi concluída com o
lançamento dos 200 mísseis. O conflito entre Israel e Hezbollah, uma das causas do ataque do Irã, segue acontecendo no Líbano, segundo a CNN.
Como conflito surgiu?
Israel e o
Hezbollah trocam disparos há meses, mas o confronto se intensificou depois de
milhares de pagers e walkie-talkies de membros do Hezbollah explodirem nos dias 17 e 18 de setembro. O Hezbollah, aliado do Hamas, promete continuar combatendo Israel “até o fim da agressão em Gaza”. O Irã garantiu que apoiaria o Líbano “por todos os meios” no caso de uma escalada.
Este conflito eclodiu com o ataque do Hamas em 7 de outubro, que deixou 1.205 mortos em Israel, a maioria civis, segundo uma contagem da AFP baseada em números oficiais israelenses que inclui reféns que morreram no cativeiro em Gaza. Das 251 pessoas raptadas, 97 permanecem em Gaza, 33 das quais foram declaradas mortas pelo Exército.
Em retaliação, Israel lançou uma ofensiva na Faixa de Gaza que já deixou 41.495 mortos, a maioria civis, segundo dados do Ministério da Saúde do governo do Hamas, considerados confiáveis pela ONU.
No último sábado (28), o Hezbollah confirmou a morte de
Sayyed Hassan Nasrallah em um bombardeio de Israel. Ele era o líder e principal rosto do grupo extremista desde 1992. O acontecimento mais recente do conflito foi a
invasão por terra de tropas israelenses no sul do Líbano na noite desta terça-feira (30), em uma operação com o objetivo de fazer “incursões terrestres seletivas” na região.
Participe dos canais da Itatiaia:
Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país