O exército de Israel anunciou na noite desta segunda-feira (30), madrugada de terça-feira no horário local, que tropas começaram a realizar “incursões terrestres seletivas” em povoados do sul do Líbano.
A operação, apoiada por ataques aéreos e de artilharia, tem como alvo combatentes do grupo islamista Hezbollah “em povoados próximos à fronteira” com Israel, informou o exército em um comunicado.
Antes da confirmação da invasão, o Hezzbollah havia anunciado que atacou tropas israelenses na fronteira. O grupo afirmou que “atacou soldados inimigos em movimento” em frente a Adaiseh e Kfarkila, duas vilas no sul do
A movimentação das tropas israelenses foram antecipadas pelos Estados Unidos, que anunciaram que Israel estava realizando operações terrestres “limitadas” contra o
Nas últimas 24h, o Ministério da Saúde do Líbano informou que 95 pessoas morreram e outras 172 ficaram feridas em ataques israelenses nas últimas 24h.
Brasileiros no Líbano
O Ministério das Relações Exteriores confirmou nesta segunda-feira (30) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a realização de
“A operação, coordenada pelo Itamaraty e pelo Ministério da Defesa, terá a data anunciada nos próximos dias, após análise das condições de segurança para o voo. O planejamento inicial da Força Aérea Brasileira prevê a decolagem do aeroporto de Beirute, que se encontra aberto”, informou o governo brasileiro.
A Embaixada brasileiro no Líbano será responsável por contactar os brasileiros que vivem no país, e coordenar a operação com as autoridades locais.