Candidatos à presidência dos Estados Unidos, a democrata Kamala Harris e o republicano Donald Trump se enfrentam no primeiro debate nesta terça-feira (10). O evento começa às 22h, no horário de Brasília, e terá transmissão ao vivo. Será a primeira vez que os oponentes ficam frente a frente. O encontro é promovido pela emissora americana ABC News e acontece no National Constitution Center, no estado da Pensilvânia.
No Brasil, os espectadores têm três alternativas para assistir ao debate. A CNN Brasil, a Globonews e o Disney+ transmitem o encontro ao vivo. Na CNN e na Globonews, o embate será traduzido simultaneamente. No serviço de streaming, só será possível assistir no idioma original, mas os assinantes podem rever o programa, que ficará salvo na plataforma.
Logo após o debate, a CNN Brasil terá um programa especial com Thais Herédia, Lourival Sant’Anna, Fernanda Magnotta e Américo Martins para analisar as declarações dos candidatos. Também haverá entradas ao vivo, dos Estados Unidos, da correspondente da CNN Brasil Mariana Janjácomo.
Leia mais:
- Pesquisa aponta disputa acirrada entre Trump e Kamala em estados decisivos nos EUA
- “São fatos da vida”, diz vice de Trump sobre massacres em escolas
- Eleições nos EUA: Trump aquece campanha em estados-chave, enquanto Harris se prepara para debate
Como vai funcionar o debate
Os moderadores do debate serão os jornalistas David Muir, âncora do “World News Tonight”, e Linsey Davis, âncora do “ABC News Live Prime”. O evento terá duração de 90 minutos com dois intervalos comerciais. Apenas os moderadores terão permissão para fazer perguntas. Cada candidato terá dois minutos para responder, mais dois minutos para réplicas e um minuto adicional para tréplica.
O encontro não terá plateia e os microfones estarão ativos apenas para o candidato que estiver falando, para evitar interrupções.
Kamala e Trump deverão permanecer atrás dos púlpitos durante todo o debate e não será permitido o uso de adereços ou anotações no palco. Serão entregues canetas e papeis aos candidatos. A equipe de campanha não poderá interagir com os candidatos durante os intervalos comerciais. O republicano fará a declaração final porque sua campanha venceu a disputa no cara ou coroa.