Uma espada usada por samurai de 400 anos foi encontrada em uma obra no Molkenmarkt, no centro de Berlim, na Alemanha. O objeto estava entre os escombros do porão de um prédio residencial próximo ao local.
Molkenmarkt é o local onde Berlim foi fundada, há 800 anos. A descoberta foi uma surpresa para pesquisadores, já que o Japão esteve totalmente fechado a estrageiros até 1854. A informação é da radiodifusora alemã Deutsche Welle.
A espada, conhecida como wakizashi, tem o século XVII como data, segundo o Escritório de Monumentos Estaduais de Berlim. Os especialistas perceberam que estavam lidando com o fragmento de uma espada somente durante os trabalhos de restauração.
Menino de cinco anos derruba e quebra vaso de 3,5 mil anos em museu Médicos retiram mais de 450 parafusos, porcas e chaves de estômago de homem no Irã Museu mais visitado do mundo recebeu 8,86 milhões de visitantes e lista com top 10 é divulgada; confira
O objeto tinha danos graves causados pelo calor. O punho, decorado com o desenho de daikoku, um dos sete deuses da sorte do Japão, foi datado como sendo dos séculos XVII a XIX. Já a lâmina, decorada com crisântemo e água, deve ser até do século XVI.
Ainda não se sabe como a espada chegou a Berlim. Há pesquisadores que acreditam que ela foi um presente diplomático durante as missões de Takenouchi (1862) ou Iwakura (1873).
A espada foi exibida pela primeira vez no Museu do Samurai de Berlim no último sábado (24).