Ouvindo...

Milei reconhece derrota do partido em Buenos Aires, mas diz que não mudará conduta

Oposição vence com ampla vantagem e resultado é visto como termômetro para disputa nacional de outubro

Partido de Milei é derrotado em eleição na província de Buenos Aires

O partido do presidente da Argentina , Javier Milei, sofreu uma derrota nas eleições legislativas da província de Buenos Aires, nesse domingo (8). A coalizão peronista Força Pátria venceu com mais de 47% dos votos, contra 33,8% da governista A Liberdade Avanza (LLA), com 94% das urnas apuradas, segundo o órgão eleitoral.

A província concentra 40% do eleitorado argentino e mais de 30% do PIB nacional, tornando a disputa um teste político às vésperas das eleições parlamentares de meio de mandato, marcadas para 26 de outubro.

Em discurso, Milei reconheceu a derrota, mas afirmou que não mudará a linha do governo. “O rumo não apenas se confirma, mas vamos aprofundar e acelerar mais”, disse. O presidente falou em tom mais contido, sem o habitual ambiente de festa em seus eventos.

O governador peronista Axel Kicillof, reeleito em 2023, comemorou o resultado e criticou os cortes do governo federal. “Não se pode retirar financiamento da saúde, da educação, da ciência e da cultura na Argentina”, declarou.

O resultado surpreendeu analistas, já que a diferença foi maior que a prevista pelas pesquisas. A participação foi de 62% dos eleitores.

A derrota ocorreu em meio a pressões econômicas e políticas sobre Milei, incluindo suspeitas de corrupção envolvendo sua irmã, Karina Milei, além da recente derrota do governo no Congresso em um veto presidencial.

Com agências

(Sob supervisão de Marina Dias)

Leia também

Izabella Gomes é estagiária na Itatiaia, atuando no setor de Jornalismo Digital, com foco na editoria de Cidades. Atualmente, é graduanda em Jornalismo pela PUC Minas