Ouvindo...

Astronautas ficarão presos no espaço até 2025, diz Nasa

Dupla está em missão desde o dia 5 de julho deste ano e já deveria ter retornado

Os astronautas americanos Butch Wilmore e Suni Williams só devem retornar à Terra em fevereiro de 2025, anunciou a Nasa, ontem (24 de agosto). A dupla está na Estação Espacial Internacional (ISS) desde o dia 5 de julho deste ano, quando a nave Starliner, da Boeing, que os levou até a ISS apresentou problemas técnicos.

De acordo com a Nasa, os dois astronautas voltarão à Terra a bordo de uma nave Dragon, da SpaceX, empresa do polêmico bilionário Elon Musk. A espaçonave deve se acoplar à Estação Espacial Internacional, permitindo o embarque da dupla.

Leia também

Leia mais:

Cientistas da Nasa identificam massa se movendo a mais 1,6 milhão de km/h na Via Lactea

Astronauta que tirou a primeira foto da Terra vista da Lua morre em acidente de avião

Butch Wilmore e Suni Williams deveriam retornar à Terra no dia 13 de julho, apenas oito dias após terem chegado à ISS. Desde que o problema com a Starliner aconteceu, a Nasa trabalhou com várias possibilidades de resgate, mas, até então, todas trariam riscos aos astronautas. Sendo assim, a nave que os levou, retornará vazia ao planeta.

A nave Starliner apresentou problemas de funcionamento dos propulsores e vazamentos no “sistema de hélio”, de acordo com a Nasa. A agência espacial americana garante que a dupla de astronautas possui suprimentos para ficar na Estação Espacial Internacional durante o período necessário para o resgate.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação FBK e Viver.