Vários alpinistas precisaram sair às pressas do topo do Monte Dukono, na Indónesia, após o vulcão entrar em erupção no último sábado (17). Imagens feitas por um drone mostram uma grande névoa de cinzas subindo enquanto o grupo está presente.
Com medo de lava e de tremores causados pelo vulcão, o grupo desce correndo o topo do monte. Mesmo correndo, eles são atingidos pela fumaça que saiu do vulcão. A informação é do The Telegraph.
O local era proibido de entrar, no entanto, o grupo ignorou e entrou mesmo assim na zona de perigo, localizada na ilha vulcânica de Halmahera. A ilha tem dois vulcões ativos: Dukono e Monte Ibu.
Terremoto de magnitude 7.0 atinge a Rússia e faz vulcão entrar em erupção Nova erupção do Etna forma nuvem de fumaça de 10km na Itália Vulcão entra em erupção na Indonésia e força moradores a deixarem casas
A agência nacional de desastres da Indonésia alertou para que alpinistas não escalem o monte devido ao aumento de atividade vulcânica. “O público em geral é aconselhado a não escalar ou visitar o Monte Dukono, pois a atividade vulcânica ainda está alta no momento”, disse Priatin Hadi Wijaya, chefe do Centro de Vulcanologia e Mitigação de Desastres Geológicos.
No momento, o vulcão está em alerta nível II, ou seja, é proibido entrar no raio de 3km do vulcão, localizado no