Ouvindo...

Corpo de bilionário britânico é retirado de destroços em iate que naufragou na Itália

Ao todo, seis pessoas morreram e filha do ‘Bill Gates do Reino Unido’, continua sendo procurada; iate foi encontrado em uma profundidade de quase 50 metros da superfície

Autoridades italianas encontram corpos de vítimas em naufrágio

Foi encontrado nesta quinta-feira (22), pelos bombeiros italianos, o corpo do bilionário britânico Mike Lynch, que estava a bordo do iate de luxo que naufragou no início da semana na costa da Sicília, na Itália. O corpo de Lynch estava em meio a destroços da embarcação, que virou e afundou após uma forte tempestade e a passagem de um tornado na região onde estava na segunda-feira (19).

A filha do magnata, de 18 anos, ainda estava desaparecida até a última atualização desta reportagem. Mike Lynch, era conhecido como “Bill Gates do Reino Unido” por ser o primeiro e um dos maiores magnatas da tecnologia no país. O iate de luxo, era batizado de Bayesian, com a esposa, a filha e amigos. Segundo a imprensa britânica, ele celebrava uma recente absolvição em um processo que acusava sua empresa de softwares, a Autonomy, de fraude.

No total, 22 pessoas estavam a bordo do iate no momento do naufrágio. Seis delas morreram e são, segundo fontes da Defesa Civil da Sicília.

  • O bilionário Mike Lynch;
  • O presidente do conselho de administração do banco de investimentos Morgan Stanley International, Jonathan Bloomer;
  • A diretora-executiva da ONG Athena Lamnisos, Judy Bloomer, esposa de Jonathan;
  • O advogado Chris Morvillo, que defendeu Mike Lynch em seu julgamento nos Estados Unidos;
  • A designer de joias de Nova York Neda Morvillo, esposa de Chris Morvillo;
  • O chef de cozinha canadense Recaldo Thomas, que vivia em Antígua, no Caribe.

Três das seis vítimas encontradas, após iate e luxo ser encontrado.

Os corpos de todas as vítimas já foram recuperados. Um deles, o do chef de cozinha, foi achado boiando no mar no dia do acidente. Outros quatro foram recuperados nos destroços do navio nessa quarta-feira (21), e o último, de Mike Lynch, nesta quinta (22).

Leia também

Ainda conforme as informações reparadas pelas autoridades locais, outras 15 pessoas foram resgatadas com vida, entre elas a esposa de Lynch, uma das convidadas com sua bebê de 1 ano e seu marido e nove membros da tripulação.

O iate foi encontrado em uma profundidade de quase 50 metros da superfície, o que dificultou o trabalho de mergulhadores da equipe de resgate. Ao todo, 27 mergulhadores participam das buscas, além de um robô que capta imagens do interior do barco -- o casco está virado para baixo.

Os corpos localizados foram levados para terra e encaminhados para hospitais de Palermo para identificação formal. Em paralelo à recuperação dos corpos, a polícia e a procuradoria locais já começaram a investigar o que causou o naufrágio do iate, batizado de Bayesian. Apesar da forte tempestade, embarcações grandes são consideradas muito seguras e são difíceis de virar.

Naufrágio

Horas antes da tromba d'água ocorrida na manhã de segunda-feira (19), uma festa era celebrada no “Bayesian”, o veleiro de 56 metros de comprimento com bandeira britânica ancorado a 700 metros do porto de Porticello.

Lynch, rico homem de negócios apelidado de “Bill Gates britânico”, comemorava com amigos, colaboradores e advogados sua absolvição em junho em um julgamento por fraude nos Estados Unidos que poderia ter lhe custado anos de prisão. O barco afundou em minutos e 15 pessoas, incluindo nove membros da tripulação, foram resgatadas, segundo o g1.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.