O artista de rua britânico Banksy voltou a enfeitar as ruas de Londres, na Inglaterra, com os seus famosos grafites nesta semana. Conhecido pelos trabalhos em estêncil, suas obras costumam aparecer repentinamente em cidades ao redor do mundo. Dessa vez, o grafiteiro cuja identidade é desconhecida resolveu pintar diversos animais em pontos inusitados da capital inglesa.
As fotos dos grafites de macacos, elefantes, pelicanos, cabra e lobo foram compartilhadas no Instagram do artista. Bansky apenas publicou as fotos, sem explicar o que estava por trás das pinturas.
Na segunda-feira (5), o primeiro grafite apareceu na capital inglesa: uma cabra foi pintada em cima da tubulação de uma parede em Richmond, no oeste de Londres, logo embaixo de uma câmera de vigilância.
Na terça (6), as cabeças de dois elefantes foram grafitadas em duas janelas fechadas. Os animais estão um de frente para o outro e quase tocam as trombas. A obra apareceu no bairro de Chelsea.
Na quarta (7), três macacos surgiram “se equilibrando” em uma ponte ferroviária em Shoreditch, no leste da capital. Na quinta (8), um lobo apareceu grafitado em uma antena parabólica em Peckham. Porém, a obra foi removida horas depois por um grupo em balaclavas.
Veja fotos das obras:
“Banksy tenta nos fazer pensar sobre a crise ecológica”, diz à AFP Fawaz Gerges, professor universitário que compareceu para ver a última obra.
Para ele, é mais uma amostra da importância da natureza em sua obra, como a árvore que pintou há alguns meses no norte da capital britânica.
O renomado artista, cuja identidade continua sendo um mistério, se posicionou em diversas ocasiões em favor de causas políticas, como os direitos dos refugiados e o meio ambiente.
Entre os espectadores de suas últimas obras, alguns viram uma referência à guerra em Gaza, pois a cabra lembra uma gazela típica do Oriente Médio e às vezes chamada de “gazela da Palestina” em inglês.
*Com informações de AFP