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Veja o momento que avião da Latam arrasta cauda pela pista em aeroporto de Milão

Vídeo mostra que impacto causou um rastro de poeira atrás da aeronave; avião chegou a levantar voo, mas teve que retornar ao aeroporto por segurança

Imagens do incidente circulam nas redes sociais

Passageiros do voo LA 8073 da Latam, que ia de Milão, na Itália, com destino a São Paulo, passaram por um susto na última terça-feira (9). Na hora da decolagem, a cauda da aeronave foi arrastada pela pista do aeroporto de Malpensa, em Milão. O avião chegou a levantar voo, mas teve que retornar em seguida.

O vídeo do momento do incidente circula pelas redes sociais. Nas imagens é possível ver o momento que o avião se prepara para a decolagem. Porém, ele está mais inclinado que o normal, batendo a cauda no chão, em uma ocorrência conhecida como “tail strike”. O impacto chega a levantar um rastro de poeira atrás da aeronave.

Em nota à Itatiaia, a Latam informou que o avião “precisou retornar ao aeroporto de origem e ser cancelado após o registro de contato entre a parte traseira da aeronave e a pista durante a decolagem”. “Toda a assistência necessária foi oferecida aos passageiros, que foram realocados em voos próprios e de outras companhias”, acrescentou.

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O que é Tail Stike?

O coordenador dos cursos de aviação do Centro Universitário Una, Kerley Oliveira, explica que o “Tail Strike”, também conhecido como choque de cauda, é uma situação rara, mas mais comum de acontecer durante as decolagens, mas também podem ocorrer durante os pousos.

“Ele acontece quando, às vezes, o piloto exagera no ângulo de ataque [posicionamento necessário para o avião levantar voo], se ele elevar muito ele pode tocar a cauda lá trás”, esclarece.

Segundo Oliveira, outro fator que pode causar o choque de cauda é o desbalanceamento da aeronave. “Em alguns casos, quando a distribuição do peso interno da aeronave, dos passageiros, do combustível e da carga, joga o centro de gravidade do avião para trás. Nesse caso, mesmo que o piloto tenha atingido o ângulo certo para decolagem, o avião é jogado para trás”, pontua.

O professor ainda comenta que, no caso do voo da Latam, a companhia aérea fez o correto em retornar a aeronave ao aeroporto de origem. Segundo ele, em situações como essa é preciso entender se o choque da cauda na pista causou algum dano estrutural à aeronave.

"[O impacto] pode ter danificado alguma superfície de controle de voo da aeronave, e isso poderia levar a uma situação mais crítica durante o voo. Por isso, o correto é abortar a decolagem, caso ainda tenha condições. Nesse caso, não tinha como abortar e o piloto decolou, mas voltou ao aeródromo para fazer essa análise e tirar realmente todas as dúvidas com relação à estrutura da aeronave. Pode ter sido só um arranhão ou quebrado alguma parte da aeronave. Só uma inspeção vai dizer”, disse.


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Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.
Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento