Ouvindo...

Onda de calor atípica no Japão deixa seis mortos em Tóquio

Mortes ocorreram por insolação, em meio a temperaturas recordes e atípicas para esta época do ano na capital japonesa

Onda de calor atinge o Centro-Oeste; temperaturas devem passar dos 40ºC nesta quarta

Com o Japão enfrentando uma onda de calor extrema e atípica, seis pessoas já morreram por insolação em Tóquio. Nesta terça-feira (9), o governo japonês emitiu um alerta por risco de golpes de calor na capital japonesa e em outras cidades no leste e no oeste do país, onde temperaturas ultrapassaram os 40 °C nessa segunda-feira (8).

A marca é incomum nesta época do ano, normalmente o período de chuvas no Japão, e é raro que chegue de forma tão prematura, segundo a agência meteorológica do país

Em um plano de emergência, o governo local de Tóquio instalou diversos pontos de “resfriamento” ao redor da capital, com jatos de água gelada para baixar a temperatura corporal. As autoridades locais também desaconselharam a prática de exercícios ao ar livre.

Leia também

Em Tóquio, três pessoas morreram de insolação no sábado e outras três na segunda-feira (8).

As ondas de calor são particularmente fatais no Japão, o país com a segunda população mais velha do mundo em média, depois de Mônaco.

De acordo com a MetSul, grande parte do Japão deveria estar na temporada de chuvas nesta época do ano, mas a JMA anunciou que o período chuvoso chegou ao fim hoje na região de Kanto, onde fica Tóquio. Este é o final mais rápido da temporada de chuvas – 22 dias antes do habitual – desde que o Japão começou a registrar dados comparáveis em 1951. Além disso, a temporada de chuvas terminou nesta segunda-feira no centro do Japão e em grande parte da ilha de Kyushu (Sudoeste), o que também representa um recorde.

A onda de calor que atinge o Japão quebra marcas históricas. Uma temperatura de 40,2°C foi registrada no sábado em Isesaki, prefeitura de Gunma, Nordeste de Tóquio, que bateu o recorde anterior de junho de 39,8°C, estabelecido em 2011. Foi a maior temperatura já registrada em junho no Japão e a primeira vez que o país registrou uma temperatura acima de 40ºC no mês.

Meteorologistas do Japão alertam para recordes de todos os tempos.

Vários alertas de insolação estavam em vigor em toda a região, com pessoas levadas ao hospital por doenças relacionadas ao calor, com muitos idosos e jovens sucumbindo à exaustão pela alta temperatura. A temperatura no centro de Tóquio atingiu 35,4°C no fim de semana, ultrapassando o limite de “calor extremo” do país de 35°C pela primeira vez este ano. Também superou o recorde anterior para a data mais precoce em junho em que as temperaturas excederam 35ºC no centro de Tóquio desde que as observações começaram em 1875. O calor mais cedo de 35ºC ou mais na capital japonesa era de 26 de junho de 1963.


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.