Ouvindo...

Atriz de Meninas Malvadas descobre ter TDAH após a filha ser diagnosticada

De acordo com a Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA), cerca de 2 milhões de pessoas sofrem com o transtorno no Brasil

Na foto, Busy Philipps

A atriz de Meninas Malvadas (2024) Busy Philipps, de 44 anos, descobriu que tem Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) após levar a filha, Birdie, de 15, ao médico com os indícios do transtorno. As informações são da Business Insider.

O diagnóstico de TDAH de sua filha levou Philipps a procurar o seu próprio médico. Ela não está sozinha em sua experiência de diagnóstico tardio: um estudo de 2023 da Epic Research descobriu que “a porcentagem de mulheres recém-diagnosticadas com TDAH entre 23–29 e 30–49 anos de idade quase dobrou de 2020 a 2022”. Algumas mulheres só são diagnosticadas com TDAH depois que seus filhos são diagnosticados.

De acordo com a Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA) , cerca de 2 milhões de pessoas sofrem com o transtorno no Brasil. Porém, pesquisadoras da Universidade de São Paulo (USP) alertam para a banalização da condição e falsos diagnósticos positivos para TDAH.

Já na fase adulta, o desafio é diferenciar os sintomas de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade dos sintomas de outras doenças características nessa faixa etária.

“Já a dificuldade do diagnóstico na fase adulta está em obter relatos do comportamento do paciente na infância e na necessidade de distinguir o TDAH de outros transtornos como ansiedade, depressão, bipolaridade, disfunções da tireoide e deficiências de vitaminas, que são mais prevalentes nessa faixa etária”, comenta a neurologista Alicia Coraspe, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP) da USP.

Leia também

Tipos de TDAH

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade pode ser dividido em três tipos: hiperativo/impulsivo, desatento e misto/combinado. As pessoas que possuem o primeiro tipo costumam ser inquietas, além de falar muito e interromperem a fala de outras pessoas constantemente.

Já os pacientes com TDAH do tipo desatento, costumam cometer erros por falta de atenção e apresentam dificuldades para organizar atividades e tarefas do dia a dia. O tipo misto ou combinado, como o nome sugere, é uma mistura das outras duas modalidades, combinando a dificuldade de concentração com a inquietude.

Na infância, geralmente, os sintomas aparecem de forma combinada, enquanto na fase adulta o tipo predominante é o TDAH desatento.


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.