O boletim médico mais recente do apresentador Faustão, de 75 anos, aponta que o
Do ponto de vista médico, a extubação significa que o paciente não precisa mais do suporte da ventilação mecânica invasiva para respirar adequadamente. De acordo com a doutora Michele Andreata, médica pneumologista da
Avaliação para extubação
Ainda segundo a especialista, antes de realizar a
Além disso, a extubação é um passo positivo. No entanto, não significa que o paciente está totalmente fora de risco. “Ele ainda pode precisar de cuidados intensivos, pois a causa da internação e possíveis complicações continuam sendo monitoradas de perto para garantir estabilidade clínica”, afirmou a doutora.
Processo de recuperação
Após a realização da extubação, é comum que os pacientes tenham alguns sintomas, como:
- Fraqueza muscular;
Fadiga ;- Irritação nas vias aéreas;
- Tosse e rouquidão.
“A fisioterapia respiratória é fundamental para ajudar na expansão pulmonar, remover secreções e facilitar a readaptação à respiração espontânea”, orienta.
Apesar de ser um bom passo para a recuperação, a extubação não é irreversível. “Em alguns casos, pode ser necessário re-intubar o paciente, especialmente, se houver fadiga respiratória, acúmulo de secreções ou piora clínica. Por isso, mesmo após a retirada do tubo, a observação médica rigorosa é essencial”, finaliza Michele Andreata.
Faustão está internado desde 21 de maio, no Einstein Hospital Israelita, em São Paulo. O apresentador passou por duas cirurgias, uma de fígado e outra de rim. No segundo caso,