Ouvindo...

Saiba quem foi O.J.Simpson, protagonista de julgamento polêmico, vítima de câncer

Considerado um dos melhores jogadores da história da NFL, ex-atleta foi acusado e absolvido de matar a ex-mulher e um amigo

O.J. Simpson, ex-jogador de futebol americano, morreu em 11 de abril, aos 76 anos

O ex-jogador de futebol americano, O.J. Simpson morreu nessa quarta-feira (10), após um câncer. Figura popular entre o público estadunidense, ele também foi ator e locutor do esporte que praticou profissionalmente por mais de 11 anos, mas é mais conhecido pelo julgamento e absolvição controversos pelos assassinados da ex-esposa Nicole Brown e de Ron Goldman, em 1994.

Carreira no esporte

Considerado um dos melhores atletas que já passaram pela National Football League (NFL), Simpson foi jogador da liga de futebol americano, por 11 temporadas, até 1979. O ex-atleta defendeu o Buffalo Bills por nove anos e o San Francisco 49ers, time da cidade natal dele, por dois anos, até o fim da carreira.

Nomeado como Jogador do Ano da NFL em 1973, ele foi introduzido no Hall da Fama do Futebol Americano em 1985, primeiro ano em que teve elegibilidade. Após a carreira no meio esportivo, ele participou de diversos filmes e programas de televisão, além de também atuar como garoto propaganda de algumas marcas.

Vida pessoal repleta de polêmicas

Simpson foi casado por duas vezes. O primeiro relacionamento foi com Marguerite Whitley, com quem teve três filhos, entre 1967 e 1979. O segundo casamento de O.J. foi com Nicole Brown, com quem se casou em 1985, e teve dois filhos. A relação conturbada entre os dois foi marcada por episódios de violência doméstica e separações, até o divórcio definitivo em 1992.

O.J. foi acusado dos assassinatos dela e de Ron Goldman em junho de 1994, quando foi preso. Durante o julgamento, ele foi defendido por um “time dos sonhos” de advogados, que incluía Robert Kardashian - pai de Kim, Khloe e Kourtney, posteriormente conhecidas pelo reality show “Keeping Up With The Kardashians”. O caso demorado e com ampla cobertura internacional terminou com o ex-atleta absolvido.

Pouco tempo depois, O.J. foi processado pelos familiares das vítimas em outro estado, onde um júri considerou o ex-atleta responsável por homicídio culposo. O ex-jogador de futebol americano foi condenado a pagar US$ 33,5 milhões, às famílias, mas evitou pagar a sentença, fugindo para outro estado. O caso acabou sendo transformado em séries e filmes ficcionais e documentais.

Simpson foi preso novamente em 2007, acusado de assalto à mão armada e sequestro. O ex-atleta foi condenado a 33 anos de prisão e, em 2017, obteve liberdade condicional. O.J. foi liberto de forma antecipada da condicional em dezembro de 2021 e, desde então, vivia em Las Vegas, Nevada, nos Estados Unidos.

Leia também

Morte de O.J. Simpson

O.J. Simpson morreu nessa quarta-feira (10), aos 76 anos, em Las Vegas, durante o tratamento de um câncer. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (11), através das redes sociais dele, pela família do ex-jogador de futebol americano.

“No dia 10 de abril, o nosso pai, Orenthal James Simpson, sucumbiu à sua batalha contra o câncer. Ele estava cercado por seus filhos e netos”, disse a nota divulgada na conta oficial do ex-atleta da NFL. “Durante este período de transição, a família dele pede que você respeite seus desejos de privacidade e graça”, encerra o texto.


Participe dos canais da Itatiaia:

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.