Ouvindo...

‘Porco-do-mar Barbie': expedição ao fundo do mar do Pacífico revela criaturas nunca vistas antes

Região descoberta pelos cientistas faz parte da Zona Clarion-Clipperton (CCZ), vasta região que cobre a mesma área que a maior parte do continente australiano

Porco-do-mar apelidado de ‘porco Barbie’ devido à sua cor rosa choque e pequenos ‘pés’

Você já viu ouviu falar em porco-do-mar? E um porco-do-mar Barbie? Uma expedição ao fundo do mar do Pacífico captou imagens impressionantes de criaturas nunca vistas antes. O objetivo da equipe internacional de cientistas era justamente esse: descobrir o que vive a 4.000 metros abaixo da superfície.

Dr. Adrian Glover foi o cientista-chefe da última expedição SMARTEX, um projeto da ONU que visa compreender melhor o ecossistema no abismo do Pacífico e como os diferentes componentes interagem e se interligam.

Veja fotos:

Os cientistas descobriram que no fundo do Pacífico, há uma maior biomassa de vida no centímetro superior de uma determinada área de lama do que em todos os 4.000 metros de água acima dela. O que é surpreendente, já que não há luz solar nessas profundidades extremas e a temperatura é de 1,5°C.

‘Mas há uma explicação relativamente simples: coisas mais densas que a água, como algas mortas, animais e suas fezes, afundam. Isso é o que chamamos caprichosamente de neve marinha. Uma interminável nevasca escura formando os vastos montes de lama abissal que caracterizam o nosso planeta’, disse o Dr. Adrian Glover ao Museu de História Natural de Londres (NHM).

Em alguns locais no meio do oceano, os geólogos mediram a idade das camadas profundas de sedimentos em 180 milhões de anos.

Leia também

A região do Pacífico descoberta pelos cientistas faz parte do que é conhecido como Zona Clarion-Clipperton (CCZ), uma vasta região que cobre a mesma área que a maior parte do continente australiano. Esta área contém um vasto depósito de nódulos polimetálicos, ‘que são acréscimos minerais do tamanho de uma batata que estão ganhando atenção pelo papel que podem desempenhar na transição para a tecnologia verde’.

Além do porco-do-mar da Barbie e estrela-do-mar em com membros em formatos de chicotes, foi encontrado um peixe Rattail (última foto da galeria), um dos poucos vertebrados que sobrevivem nas profundezas do oceano.

*Sob supervisão de Enzo Menezes

Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde