Ouvindo...

Times

Veja imagens de como ficou ponte em Baltimore atingida por navio

Segundo autoridades, alguns trabalhadores da construção civil estavam na ponte no momento em que ela desabou; pessoas foram salvas da água com sensação térmica de 8 °C

Uma ponte na cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, desabou na madrugada desta terça-feira (26), após um grande navio de carga colidir com um dos pilares da estrutura. Até o momento, a queda da ponte Francis Scott Key fez com que cerca de 20 pessoas caíssem na água.

No local, os bombeiros e mergulhadores buscam, ainda, por pelo menos 8 vítimas, sendo 2 pessoas salvas da água após o colapso. O chefe do Corpo de Bombeiros de Baltimore, James Wallace, disse que as autoridades resgataram duas pessoas da água está manhã, uma sem ferimentos e a outra transferida para o hospital em estado grave.

“Ainda estamos em uma postura ativa de busca e resgate neste momento”, relatou Wallace, a CNN.

Segundo o chefe dos bombeiros, a tripulação permanece a bordo do navio e está em comunicação com a Guarda Costeira dos EUA. Em coletiva, o prefeito de Baltimore, Brandon Scott, disse à CNN que o colapso matinal da ponte Francis Scott Key é “uma tragédia indescritível”.

Embora haja preocupação com o estado da ponte, do tráfego e do porto, Scott quer ajudar as vítimas que ainda podem estar na água, disse ele.

“Neste momento, o foco de todos neste mundo deveria estar voltado para essas almas e aquelas famílias que estão se perguntando se essas pessoas vão voltar para casa depois de terem saído para trabalhar na noite passada”, disse Scott.

Trabalhadores no local

De acordo com o secretário de Transportes de Maryland, empreiteiros estavam trabalhando na ponte no momento do colapso.

“Sabemos que havia indivíduos na ponte no momento do colapso, trabalhando na ponte, empreiteiros para nós”, disse ele em entrevista coletiva na manhã de terça-feira (26), a CNN.

Wiedefeld disse que os trabalhadores estavam “basicamente fazendo alguns reparos no convés de concreto”, mas disse não saber quantos veículos estavam envolvidos.

Estado de emergência

O governador Maryland, nos Estados Unidos, declarou estado de emergência após o acidente.

“Declarei estado de emergência aqui em Maryland e trabalhamos com uma equipe interinstitucional para mobilizar rapidamente recursos federais da administração - do presidente Joe Biden”, publicou o governador Wes Moore na rede social X - antigo Twitter.

Ponte Francis Scott Key

O rio leva ao porto de Baltimore, um importante centro de navegação na Costa Leste e foi inaugurada em 1977, a ponte leva o nome do escritor de “The Star-Spangled Banner”, autor do poema que deu origem ao hino dos Estados Unidos.

A ponte tem quase 3 quilômetros de extensão e a estrutura também conta com uma ponte elevadiça e fica próxima ao porto de Baltimore.

Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Leia mais