Uma ponte na cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, desabou na madrugada desta terça-feira (26),
No local, os bombeiros e mergulhadores buscam, ainda, por pelo menos 8 vítimas, sendo 2 pessoas salvas da água após o colapso. O chefe do Corpo de Bombeiros de Baltimore, James Wallace, disse que as autoridades resgataram duas pessoas da água está manhã, uma sem ferimentos e a outra transferida para o hospital em estado grave.
“Ainda estamos em uma postura ativa de busca e resgate neste momento”, relatou Wallace, a CNN.
O sonar detectou vários veículos debaixo d'água, onde a temperatura está em torno de 8°C.
Segundo o chefe dos bombeiros, a tripulação permanece a bordo do navio e está em comunicação com a Guarda Costeira dos EUA. Em coletiva, o prefeito de Baltimore, Brandon Scott, disse à CNN que o colapso matinal da ponte Francis Scott Key é “uma tragédia indescritível”.
Embora haja preocupação com o estado da ponte, do tráfego e do porto, Scott quer ajudar as vítimas que ainda podem estar na água, disse ele.
“Neste momento, o foco de todos neste mundo deveria estar voltado para essas almas e aquelas famílias que estão se perguntando se essas pessoas vão voltar para casa depois de terem saído para trabalhar na noite passada”, disse Scott.
O navio está agora preso nos escombros da ponte Francis Scott Key, que tem 3 km (1,6 milhas) de comprimento.
Trabalhadores no local
De acordo com o secretário de Transportes de Maryland, empreiteiros estavam trabalhando na ponte no momento do colapso.
“Sabemos que havia indivíduos na ponte no momento do colapso, trabalhando na ponte, empreiteiros para nós”, disse ele em entrevista coletiva na manhã de terça-feira (26), a CNN.
Wiedefeld disse que os trabalhadores estavam “basicamente fazendo alguns reparos no convés de concreto”, mas disse não saber quantos veículos estavam envolvidos.
Estado de emergência
O governador Maryland, nos Estados Unidos,
“Declarei estado de emergência aqui em Maryland e trabalhamos com uma equipe interinstitucional para mobilizar rapidamente recursos federais da administração - do presidente Joe Biden”, publicou o governador Wes Moore na rede social X - antigo Twitter.
Ponte Francis Scott Key
O rio leva ao porto de Baltimore, um importante centro de navegação na Costa Leste e foi inaugurada em 1977, a ponte leva o nome do escritor de “The Star-Spangled Banner”, autor do poema que deu origem ao hino dos Estados Unidos.
A ponte tem quase 3 quilômetros de extensão e a estrutura também conta com uma ponte elevadiça e fica próxima ao porto de Baltimore.
De acordo com o secretário de Transportes de Maryland, empreiteiros estavam trabalhando na ponte no momento do colapso.