Ouvindo...

Quais países têm armas nucleares em seu arsenal? Rússia e EUA lideram lista

Putin afirmou nesta quarta-feira que está pronto para usar armas nucleares se houver ameaça à soberania russa

Veja a lista completa de países com armas nucleares, com potencial de desenvolver e que abandaram projetos do tipo;

Existem atualmente cerca de 12.500 armas nucleares no mundo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

Em um reflexo da “Guerra Fria”, que dominou a geopolítica mundial na segunda metade do século XX, Rússia e Estados Unidos lideram com folga o ranking, que conta com sete países. A China ocupa o terceiro lugar.

Confira abaixo a lista dos países com maior número de armas nucleares, com potencial de desenvolver programas e os que abandaram projetos do tipo.

Leia também

Histórico

Os únicos ataque nucleares da história aconteceram em Hiroshima e Nagasaki, no Japão, no final da Segunda Guerra Mundial, em 1945. O potencial destruidor registrado atingiu nível de extermínio jamais visto.

A descoberta da ameça nuclear deu início ao conflito conhecido como “Guerra Fria”, que polarizou o mundo entre EUA e União Soviética durante quase 50 anos.

A história da invenção da bomba norte-americana é retratada no filme “Oppenheimer”, de Cristopher Nolan, que foi o maior vencedor Oscar do 2024, com 7 estatuetas.

Um novo conflito nuclear pode trazer consequências para o futuro da humanidade, com um potencial de destruição recorde.

Ameaça

Embora alcançar o desarmamento nuclear global seja um dos objetivos mais antigos das Nações Unidas no Pós-Guerra, desde 1945, existem frustrações devido ao ritmo lento do desarmamento nuclear global.

Nesta quarta-feira (13), o presidente Vladimir Putin disse que o país está pronto para usar armas nucleares se houver uma ameaça à soberania russa.

As declarações ocorrem meio as pressões envolvidas na guerra da Ucrânia, que já dura dois anos e se tornou o maior conflito militar da Europa desde a Segunda Guerra.

Mas esse não foi o único acontecimento relevante sobre armas nucleares nos últimos tempos.

A Coreia do Norte, o último país a anunciar o desenvolvimento desse tipo de arma, aprovou uma lei em 2022 se declarando um Estado com armas nucleares. A medida, segundo o líder Kim Jong Un, é “irreversível”.

Veja a quantidade de armas nucleares de cada país:

Os dados são da Iniciativa de Ameaça Nuclear e listam os países com o maior número de armas nucleares confirmadas.

1° – Rússia:

A Rússia possui 1.822 ogivas implantadas e 521 mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs), entre mísseis balísticos lançados por submarinos (SLBMs) e ogivas destinadas a bombardeiros pesados.

Se também forem contabilizadas as ogivas não implantadas, armazenadas ou aguardando desmantelamento, o arsenal total chegaria a 5.580 armas.

2° – Estados Unidos:

Em outubro de 2021, em uma mudança postura de drástica em relação ao governo de Donald Trump,o presidente de Joe Biden revelou os números do arsenal nuclear dos EUA.

Os Estados Unidos têm 3.750 munições nucleares e 2 mil aguardam para serem desmanteladas, segundo um comunicado do Departamento de Estado.

Os EUA possuem 1.679 ogivas implantadas. Se também forem contabilizadas as não implantadas, armazenadas ou aguardando desmantelamento, o arsenal total chegaria a 5.328 armas.

3° – China:

A China possui 500 ogivas e aproximadamente 134 mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs) com capacidade nuclear.

4° – França:

A França tem aproximadamente 290 ogivas nucleares.

5° – Reino Unido:

O Reino Unido possui aproximadamente 225 ogivas nucleares.

6° – Paquistão:

O Paquistão tem cerca de 170 ogivas nucleares.

7° – Índia:

A Índia possui aproximadamente 160 ogivas nucleares.

Países com armas nucleares não confirmadas:

  • Israel:

Especialistas suspeitam que Israel tenha cerca de 90 armas nucleares.

  • Coreia do Norte:

A Coreia do Norte conduziu pelo menos seis testes nucleares desde 2006.

Em 2017, afirmou ter conduzido com sucesso o seu primeiro teste de um míssil balístico intercontinental. Estima-se que tenha entre 35 e 65 ogivas nucleares.

  • Irã:

As potências mundiais, incluindo os Estados Unidos, querem travar o programa nuclear do Irã para evitar que este desenvolva uma bomba nuclear.

Após 20 meses de negociações, em 14 de julho de 2015, os negociadores finalizaram um acordo nuclear histórico entre o Irã, os Estados Unidos e cinco outros países.

O Plano de Ação Global Conjunto afirma que “o Irã reafirma que sob nenhuma circunstância procurará, desenvolverá ou adquirirá armas nucleares”.

A medida, que tem um prazo de 15 anos, exige que o país reduza as suas centrifugadoras em dois terços. Também proíbe o enriquecimento em instalações importantes.

Em troca, o país obteria alívio das sanções econômicas e permissão para continuar o seu programa nuclear pacífico.

Em 8 de maio de 2018, o então presidente Donald Trump anunciou que os Estados Unidos se retirariam oficialmente do acordo nuclear com o Irã.

País que tem capacidade para fabricar armas nucleares:

  • Japão:

Em 30 de novembro de 2006, o ministro das Relações Exteriores do Japão, Taro Aso, afirmou que o Japão tinha o conhecimento e a capacidade para produzir armas nucleares, mas não tinha planos para fazê-lo.

Países que abandonaram armas nucleares ou programas do tipo:

  • Belarus:

Belarus ainda tem um programa civil de investigação nuclear.

  • Cazaquistão:

Embora tenha herdado ogivas nucleares após o colapso da União Soviética, o Cazaquistão transferiu o inventário para a Rússia.

  • Ucrânia:

Após o colapso da União Soviética, a Ucrânia tinha o terceiro maior arsenal de armas nucleares. Os dispositivos foram devolvidos à Rússia.

  • África do Sul:

Após desenvolver armas nucleares na década de 1970, o país africano interrompeu o seu programa e se tornou um Estado sem armas nucleares em 1991, sendo o único do continente a desenvolver uma arma do tipo.

*Com informações da CNN

Participe dos canais da Itatiaia:

Formado em Jornalismo pela UFMG, com passagens pelo jornal Estado de Minas/Portal Uai. Hoje, é repórter multimídia da Itatiaia.