Ouvindo...

Vídeo: supermercados em Israel começam a ter falta de alimentos

Moradores da cidade de Haifa começam a relatar desabastecimento de produtos essenciais nos estabelecimentos

Aulas em Haifa foram suspensas por conta do conflito

Os supermercados de Haifa, em Israel, estão começando a ter falta de alimentos, com prateleiras vazias de produtos básicos como água, legumes e frutas. A escassez é resultado do conflito com o Hamas, que está obrigando diversos moradores a ficarem em casa e cancelando atividades das cidades.

De acordo com o correspondente da Itatiaia em Israel, Airton Gontow, mesmo que a cidade não tenha sido atingida pelos foguetes, aulas foram suspensas e a maioria dos civis tem priorizado se manter dentro de casa. A cidade, entretanto, está retornando gradativamente às atividades normais.

“O sentimento geral é de impotência. Todo mundo está perplexo com o que está acontecendo”, relata.

Leia também:

Em função do conflito, diversos moradores tem feito compras maiores, com o intuito de se manter em casa. Com isso, diversos estabelecimentos começam a ter falta de produtos e prateleiras vazias.

‘Cerco completo’ a Gaza

O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, disse em reunião na manhã desta segunda-feira (9) que ordenou ‘cerco total’ à Faixa de Gaza, com suspensão imediata de eletricidade, água, comida e combustível. As informações mais utilizadas nesta segunda indicam que, ao menos, 1.200 pessoas morreram em ambos os lados desde o início do conflito.

“Ordenei um cerco total à Faixa de Gaza. Sem energia, sem comida, sem gás, tudo está fechado. Estamos a lutar contra animais humanos e agimos de acordo”, disse o ministro da Defesa de Israel em reunião. Israel restringiu e controlou quais mercadorias são permitidas dentro e fora da Faixa de Gaza desde 2007, e também controla o espaço aéreo.

Brasil defende criação de Estado Palestino

O Brasil, que preside o Conselho de Segurança das Nações Unidas, divulgou nesta segunda (9), um comunicado sobre a reunião de emergência entre os membros, realizada nesse domingo (8) para discutir os desdobramentos do conflito entre Israel e Palestina.

No comunicado, o governo brasileiro defendeu a criação do estado Palestino e afirmou que “reitera seu compromisso com a solução de dois Estados, com um Estado Palestino economicamente viável, convivendo em paz e segurança com Israel, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas”.

A reunião terminou sem consenso e ainda não expectativa de um comunicado conjunto.

Resgate de brasileiros

A Força Aérea Brasileira (FAB) vai enviar, nesta segunda-feira (9), mais uma aeronave para resgatar brasileiros que estão em Israel, na região do conflito. O primeiro avião, um KC-30, com capacidade para transportar 230 passageiros, vai decolar às 16h da base aérea de Brasília. A missão faz parte da Operação Voltando em Paz. O destino inicial do vôo é Roma, de onde prosseguirá viagem para Israel, segundo a FAB.

Outra aeronave, do mesmo modelo, decolou de Natal, no Rio Grande do Norte, no início da noite de domingo (8) e está em Roma, aguardando autorização para seguir rumo a Tel Aviv.

*Com informações de Clarissa Guimarães e Edilene Lopes

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.