Ouvindo...

Israel: Brasil divulga comunicado sobre reunião do Conselho de Segurança da ONU

Ainda não houve um comunicado conjunto dos membros

Presidente Lula na Assembleia Geral da ONU

O Brasil, que preside o Conselho de Segurança das Nações Unidas, divulgou nesta segunda (9), um comunicado sobre a reunião de emergência entre os membros, realizada nesse domingo (8) para discutir os desdobramentos do conflito entre Israel e Palestina.

O país lamentou a perda de vidas e condenou os ataques contra civis. Ainda segundo o Itamaraty, o governo sublinhou que as partes devem se abster da violência contra civis e cumprir suas obrigações perante o direito internacional humanitário.

O governo informou ainda que o Brasil “conclamou todos à máxima contenção para evitar uma escalada, com consequências imprevisíveis para a paz e a segurança internacional. Enfatizou ser urgente desbloquear o processo de paz”.

Brasil defende criação de Estado Palestino

No comunicado, o governo brasileiro defendeu a criação do estado Palestino e afirmou que “reitera seu compromisso com a solução de dois Estados, com um Estado Palestino economicamente viável, convivendo em paz e segurança com Israel, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas”.

A reunião terminou sem consenso e ainda não expectativa de um comunicado conjunto.

Presidência do Conselho

O Brasil assumiu a presidência do Conselho de Segurança da ONU, no último domingo (1º), pelo período de um mês. A princípio, estava agendada apenas uma audiência para dia 20 de outubro na qual o Brasil levaria para a pauta a defesa das instituições bilaterais, regionais e multilaterais para prevenir, resolver e mediar conflitos. No entanto, diante do ataque do Hamas à Israel, a presidência brasileira teve que convocar reunião de emergência.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.