A Força Aérea Brasileira (FAB) vai enviar, nesta segunda-feira (9), mais uma aeronave para resgatar brasileiros que estão em Israel, na região do conflito. O primeiro avião, um KC-30, com capacidade para transportar 230 passageiros, vai decolar às 16h da base aérea de Brasília. A missão faz parte da Operação Voltando em Paz. O destino inicial do vôo é Roma, de onde prosseguirá viagem para Israel, segundo a FAB.
Outra aeronave, do mesmo modelo, decolou de Natal, no Rio Grande do Norte, no início da noite de domingo (8) e está em Roma, aguardando autorização para seguir rumo a Tel Aviv.
Repatriação
Os brasileiros interessados em retornar ao Brasil preencheram um formulário que está disponível on-line no site da embaixada. O preenchimento não garante a repatriação. Cerca de 1700 brasileiros já procuraram o governo brasileiro, a maioria formada por turistas hospedados em Tel Aviv e Jerusalém, segundo confirmou o Itamaraty.
Seis aeronaves
O governo reservou seis aeronaves para a repatriação. São dois KC-30, com capacidade para 230 passageiros cada, dois KC-390, com capacidade para 80 passageiros cada, e duas aeronaves cedidas pela Presidência da República, com capacidade de 40 passageiros cada.