Ouvindo...

Montes Claros intensifica vacinação contra a raiva após a identificação do vírus em morcegos

A ação emergencial segue até sexta-feira (22) em dois pontos de atendimento

A vacinação de cães e gatos é essencial para a saúde pública e a proteção dos animais.

Moradores dos bairros Vera Cruz e Nossa Senhora de Fátima, em Montes Claros, devem levar cães e gatos a partir de três meses de idade para a vacinação contra a raiva. A ação emergencial começou na segunda-feira (18) e segue até sexta-feira (22), das 8h às 16h, em dois pontos de atendimento: UBS Vera Cruz (Rua Eulidson Novais, nº 67) e Igreja Nossa Senhora de Fátima (Rua Itapoã, nº 180).

A medida foi adotada após a identificação de dois morcegos infectados pelo vírus da raiva na região. Segundo a Prefeitura, apenas os tutores que moram em um raio de aproximadamente 500 metros dos locais de vacinação devem comparecer com seus animais.

De acordo com o secretário de saúde de Montes Claros, Eduardo Luiz da Silva, a ação busca conter a disseminação da doença que apresenta quase 100% de letalidade em humanos. “Na última semana, foram encontrados dois morcegos positivos para raiva nos bairros Veracruz e Nossa Senhora de Fátima. Em função disso, nós iniciamos ontem um bloqueio num raio de 500 metros para vacinarmos todos os animais dentro desse raio, que é o protocolo para evitar que o vírus se espalhe e contamine outros animais”, enfatizou.

O secretário ainda reforçou a importância da população não manipular animais suspeitos: “Se as pessoas tiverem contato com um animal suspeito, que elas não manipulem, que acionem o Centro de Controle de Zoonoses pelo telefone 2211-4000, para que possamos coletar o material e realizar os estudos necessários”.

Ele também orienta que, em caso de acidentes com animais, como mordeduras ou arranhaduras, a vítima procure imediatamente atendimento médico. “A raiva humana é um risco real para a saúde pública, e é fundamental que a população comunique imediatamente a presença de morcegos ou outros animais mortos para que possamos realizar as pesquisas e evitar novos casos”, destacou o secretário.

Osmar Macedo é repórter da Itatiaia – Montes Claros. Jornalista formado pela UFMG e graduado em História pela Unimontes. Entre as coberturas que participou, destaca a tragédia na Creche Gente Inocente em Janaúba e a Canonização de Irmã Dulce, direto de Roma e do Vaticano.