Ouvindo...

Montes Claros sedia a 2ª edição do Conexão Industrial Norte 2025

Evento é voltado para networking entre empreendedores e empresários

Segunda edição do evento começou nesta terça-feira (19)

Começa nesta terça-feira (19), em Montes Claros, a segunda edição do Conexão Industrial Norte, considerado o maior evento de negócios B2B do Norte de Minas. A programação se estende até quarta-feira (20), reunindo grandes indústrias, instituições financeiras e dezenas de fornecedores da região. A iniciativa é promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e pelo Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico e Similares do Norte de Minas (SIMETRON), em parceria com o SEBRAE-MG.

De acordo com Adalto Marques, que é presidente da Regional Norte da FIEMG, o estigma de que a cidade era um “cemitério de indústrias” está se perdendo. Afinal, com o apoio de instituições voltadas para o incentivo de mão de obra qualificada, a região está se tornando polo para o ramo farmacêutico e da fruticultura. “Montes Claros tinha um estigma de cemitério de indústrias e, percebendo isso, a FIEMG fez um levantamento, que já indicava que nós teríamos realmente um potencial de desenvolver na fruticultura, biotecnologia e farmácia, porque tínhamos aqui duas indústrias grandes já", explica.

Eventos como o Conexão Industrial Norte, ampliam as possibilidades de aprendizado e networking entre os empreendedores locais e os grandes empresários. Segundo o Secretário de Aceleração Econômica de Montes Claros, Glenn Andrade, a ideia é desenvolver estas relações para que a cidade se estruture cada vez mais. “Hoje nós estamos num momento grandioso do ponto de vista do empreendimento, mas temos a certeza que daqui 10 anos Montes Claros será irreconhecível diante de tamanha expansão. Estamos estruturando o município com novas áreas, com novas vias, com novos parques e nos preparando para uma intensa movimentação através da rodovia onde está sendo construída uma ponte sobre o Rio São Francisco.”, afirmou.

Nesta edição, participam 17 indústrias âncoras, entre elas Alpargatas, Astral Pães, Celer, Biolife, Cristália, Equinox Gold, Eurofarma, Hipolabor, JLX, Nestlé, Novo Nordisk, Petrobras, Rima, Saga Medições, Somai, Veloso Café e Vetbrás.

Três instituições financeiras também estarão presentes: ASF Business Finance, Sicoob Credimontes e Sicredi. O evento reunirá ainda 80 empresas fornecedoras, sendo 24 delas expositoras, que irão apresentar produtos e serviços voltados às demandas estratégicas das grandes indústrias.

Rodada de Negócios 360

Segundo o presidente do SIMETRON, Jairo P. César Filho, a principal atração será a Rodada de Negócios 360, que acontece na quarta-feira (20). A expectativa é de que mais de 3 mil conexões comerciais sejam geradas durante o encontro. A programação inclui ainda palestras com especialistas em Inteligência Artificial (IA), abordando os temas “Como a IA Revoluciona e Moderniza os Negócios” e “Os Primeiros Sinais da Indústria 5.0”. Haverá também painéis com as grandes indústrias da região, que vão apresentar suas operações e necessidades de produtos e serviços. Para o presidente da FIEMG Regional Norte, Adauto Marques Batista, o Conexão Industrial representa um marco para o setor produtivo.

Repórter da Itatiaia Montes Claros
Jornalista formada pela PUC Minas. Já trabalhou no Jornal Marco, na Assessoria de Comunicação da Receita Federal e na Record TV Minas. Atualmente, é repórter multimídia na Itatiaia.