Ouvindo...

Homem é preso por porte ilegal de armas e crimes ambientais em Montes Claros

Além de ter os materiais apreendidos, o suspeito foi multado em R$ 24.643,37.

Foram apreendidos vários instrumentos de uso proibido para pesca, além armas de fogo e munições.

Um homem de 56 anos foi preso neste sábado (20) pela Polícia Militar de Meio Ambiente durante uma operação na localidade de Poço Novo, Fazenda Brejão, zona rural de Montes Claros. No local, os militares constataram que o suspeito mantinha em cativeiro um pássaro da fauna silvestre nativa, conhecido como “pássaro preto”. Durante as diligências, também foram encontradas duas armas de fogo (uma calibre .20 e outra calibre .32), ambas sem registro, além de diversos cartuchos intactos, recarregados e deflagrados.

A equipe ainda localizou, no congelador da residência, dois animais abatidos: um tatu e o pernil traseiro de uma capivara. Em outro depósito, foram apreendidas 14 redes de pesca, que totalizavam 378 metros, além de três tarrafas, todos instrumentos de uso proibido para pesca.

Diante das irregularidades, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Plantão, junto com as armas. O pássaro e os animais abatidos serão destinados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Estadual de Florestas (IEF), e os apetrechos de pesca foram recolhidos ao depósito do IEF. Além disso, foi aplicada uma multa no valor de R$ 24.643,37 em desfavor do autor.

A operação contou com as equipes do Grupo Especial de Policiamento Ambiental (Gepam) e viaturas da Polícia Militar de Meio Ambiente.

Osmar Macedo é repórter da Itatiaia – Montes Claros. Jornalista formado pela UFMG e graduado em História pela Unimontes. Entre as coberturas que participou, destaca a tragédia na Creche Gente Inocente em Janaúba e a Canonização de Irmã Dulce, direto de Roma e do Vaticano.