Ouvindo...

Cidades do Norte de Minas em alerta devido baixa umidade do ar e incêndios florestais

Equipes do Corpo de Bombeiros e do IEF seguem empenhadas no combate às chamas

O cenário aumenta o risco de incêndios e pode causar irritações nos olhos, nariz e garganta.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “Grande Perigo” para esta quarta-feira (10), devido à baixa umidade do ar. O aviso é válido entre 12h e 18h, período em que a umidade relativa pode cair abaixo de 12%. A situação representa risco elevado de incêndios florestais e pode causar problemas de saúde, como irritação nos olhos, nariz e garganta.

Pelo menos 30 cidades de Minas Gerais estão na área afetada, incluindo Januária, Chapada Gaúcha, Arinos, Riachinho e Uberlândia. Em Montes Claros, a temperatura máxima prevista para hoje é de 37 graus, com a umidade do ar registrada em 25% durante a tarde.

Equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas do Instituto Estadual de Florestas seguem mobilizadas no combate a incêndios em vegetação em vários pontos da região sob responsabilidade do 4º Comando Operacional de Bombeiros (4º COB). As ocorrências se concentram em municípios como Três Marias, Olhos d’Água, Buenópolis, Montalvânia, Pedras de Maria da Cruz, Porteirinha, Buritizeiro, Rio Pardo de Minas, Mato Verde, Francisco Sá, Jaíba, Coração de Jesus e Salinas, além das unidades de conservação de Pandeiros e Cochá Gibão, entre Januária e Bonito de Minas.

Em Montes Claros, as equipes atuam em áreas críticas às margens das BRs-135 e 251, também na Comunidade Ermidinha e Parque Estadual da Lapa Grande, que de ontem para hoje já teve aproximadamente 27 hectares de vegetação destruídos pelo fogo.

Osmar Macedo é repórter da Itatiaia – Montes Claros. Jornalista formado pela UFMG e graduado em História pela Unimontes. Entre as coberturas que participou, destaca a tragédia na Creche Gente Inocente em Janaúba e a Canonização de Irmã Dulce, direto de Roma e do Vaticano.