A Administração Municipal de Montes Claros avalia a transição energética no transporte coletivo urbano. A novidade foi confirmada em entrevista recente do Prefeito de Montes Claros Guilherme Guimarães, no programa “Plantão da Cidade’’, apresentado por Eduardo Novais. Durante entrevista, o prefeito apontou o transporte coletivo de passageiros como um dos desafios para a gestão municipal. O serviço é público, concedido pelo município para empresas que o executam. Um dos desafios é garantir ônibus de qualidade e tarifas acessíveis aos usuários e além disso, o número de passageiros tem caído, o que resulta em aumentos da tarifa para quem segue necessitando do transporte público.
De acordo com o Prefeito, estudos já são feitos para inserir os ônibus elétricos na cidade, projetando economia de 30 por cento nos custos operacionais, em relação aos coletivos a combustão. Além disso, a grande oferta existente e as condições climáticas propícias à geração de energia solar podem favorecer a transição para os ônibus elétricos em Montes Claros. A mudança exigiria investimentos como em ‘eletropostos’ para reabastecerem a frota.
“Diminuindo o número de usuários, a tarifa eventualmente pode ficar mais cara, o ônibus com pior qualidade, então o meu objetivo é através de um projeto adquirir ônibus elétrico. Com isso a gente abaixa o valor da tarifa ou seja ao invés de fazer subsídio com o empresário, isso já amortiza a tarifa’’, afirmou em entrevista na Rádio Itatiaia em Montes Claros
Elétricos
Os ônibus elétricos oferecem diversos benefícios, como redução dos impactos ambientais — não emitem gases do efeito estufa, não poluem o ar e geram pouco ruído. Também são mais eficientes, com maior conversão de energia em movimento e sistemas que permitem recuperar parte da energia durante a operação. Além disso, garantem mais conforto aos passageiros, com menos vibração, e apresentam custos operacionais menores no longo prazo em comparação aos ônibus movidos a diesel.