Se antes o Norte de Minas era estigmatizado como uma região e sem muitas perspectivas de desenvolvimento, esse cenário vem mudando significativamente nos últimos anos.
A
Segundo Nilde Antunes Rodrigues Lage, presidente da
Os polos produtivos de Pirapora, Jaíba e Janaúba somam 40 mil hectares irrigados e empregam diretamente 53 mil pessoas. As culturas de banana, limão, manga, uva, mamão e cacau são as mais expressivas, com o limão ganhando destaque na exportação para a Europa e o Oriente Médio.
Polo de Jaíba é referência em fruticultura no Norte de Minas
A pecuária que, no século XVIII, abriu caminho para o desenvolvimento da região, continua sendo uma atividade de grande importância. De acordo com José Moacyr Basso, pecuarista e presidente da Associação dos Criadores de Gado de Corte, o setor se mantém forte e contribui para a economia local.
O maior parque solar do Brasil é aqui
O setor de energia solar continua em crescimento no Norte de Minas, impulsionando a economia e gerando empregos. A região abriga o maior parque solar do Brasil, o Complexo Solar de Janaúba, com capacidade de 1,2 gigawatt, suficiente para abastecer mais de 1 milhão de residências. O investimento de R$ 4 bilhões gerou cerca de 11 mil empregos, sendo 70% deles ocupados por moradores locais.
Outro destaque é o Complexo Solar Pirapora, um dos maiores da América Latina, com capacidade atual de 321 megawatts e previsão de expansão para 421 MW. Durante sua construção, foram criados mais de 2 mil empregos. Além disso, usinas solares já operam em Jaíba, e um novo empreendimento está sendo instalado em Pintópolis. Minas Gerais se destaca no cenário nacional, respondendo por quase 15% de toda a potência instalada de energia solar no Brasil, segundo a
Complexo Solar de Janaúba
A inserção da região na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), na década de 1960, também trouxe avanços. Para o secretário de Aceleração Econômica de Montes Claros, Glen Andrade, investimentos em infraestrutura e incentivos fiscais têm sido fundamentais para o crescimento da região, com atração de novas empresas como a Eurofarma e a Cristália, além da expansão da Novo Nordisk.
Atualmente, o Norte de Minas é formado por 89 municípios e abriga cerca de 2 milhões de habitantes, consolidando-se como um território de grandes oportunidades e progresso.