Ouvindo...

Norte de Minas se reinventa e economia diversificada impulsiona nova era de prosperidade

A fruticultura, a pecuária e o uso de energia solar fortalecem a região

Perímetro de Irrigação do Jaíba é considerado o maior projeto da América do Sul e o segundo do mundo em área contínua irrigada

Se antes o Norte de Minas era estigmatizado como uma região e sem muitas perspectivas de desenvolvimento, esse cenário vem mudando significativamente nos últimos anos.

A fruticultura se tornou um dos pilares da economia regional, impulsionada pelo solo fértil, a agricultura irrigada e o clima favorável. Na casa de Ana Flávia Cardoso, em São Francisco, as frutas são indispensáveis na alimentação da família. Mas, além do consumo local, as frutas produzidas no Norte de Minas abastecem mercados em outros estados e até no exterior.

Segundo Nilde Antunes Rodrigues Lage, presidente da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), a região conta com mais de 2.500 produtores ativos, que enviam cerca de 700 caminhões de frutas semanalmente ao mercado consumidor, fortalecendo a economia e gerando empregos.

Os polos produtivos de Pirapora, Jaíba e Janaúba somam 40 mil hectares irrigados e empregam diretamente 53 mil pessoas. As culturas de banana, limão, manga, uva, mamão e cacau são as mais expressivas, com o limão ganhando destaque na exportação para a Europa e o Oriente Médio.

Polo de Jaíba é referência em fruticultura no Norte de Minas

A pecuária que, no século XVIII, abriu caminho para o desenvolvimento da região, continua sendo uma atividade de grande importância. De acordo com José Moacyr Basso, pecuarista e presidente da Associação dos Criadores de Gado de Corte, o setor se mantém forte e contribui para a economia local.

O maior parque solar do Brasil é aqui

O setor de energia solar continua em crescimento no Norte de Minas, impulsionando a economia e gerando empregos. A região abriga o maior parque solar do Brasil, o Complexo Solar de Janaúba, com capacidade de 1,2 gigawatt, suficiente para abastecer mais de 1 milhão de residências. O investimento de R$ 4 bilhões gerou cerca de 11 mil empregos, sendo 70% deles ocupados por moradores locais.

Outro destaque é o Complexo Solar Pirapora, um dos maiores da América Latina, com capacidade atual de 321 megawatts e previsão de expansão para 421 MW. Durante sua construção, foram criados mais de 2 mil empregos. Além disso, usinas solares já operam em Jaíba, e um novo empreendimento está sendo instalado em Pintópolis. Minas Gerais se destaca no cenário nacional, respondendo por quase 15% de toda a potência instalada de energia solar no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar).

Complexo Solar de Janaúba

A inserção da região na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), na década de 1960, também trouxe avanços. Para o secretário de Aceleração Econômica de Montes Claros, Glen Andrade, investimentos em infraestrutura e incentivos fiscais têm sido fundamentais para o crescimento da região, com atração de novas empresas como a Eurofarma e a Cristália, além da expansão da Novo Nordisk.

Atualmente, o Norte de Minas é formado por 89 municípios e abriga cerca de 2 milhões de habitantes, consolidando-se como um território de grandes oportunidades e progresso.

Osmar Macedo é repórter da Itatiaia – Montes Claros. Jornalista formado pela UFMG e graduado em História pela Unimontes. Entre as coberturas que participou, destaca a tragédia na Creche Gente Inocente em Janaúba e a Canonização de Irmã Dulce, direto de Roma e do Vaticano.
Jornalista formada pela PUC Minas. Já trabalhou no Jornal Marco, na Assessoria de Comunicação da Receita Federal e na Record TV Minas. Atualmente, é repórter multimídia na Itatiaia.