ICMBio multa obra em R$ 100 mil após lama atingir área de proteção da Baleia Franca

Praia atingida é o principal habitat da baleia-franca-austral no Brasil

Lama despejada alterou a coloração da água do mar

Uma obra de loteamento em Garopaba, Santa Catarina, foi multada em R$ 100 mil por despejar lama na Praia Central. A ação ocorreu após fiscalização da equipe do Instituto Chico Mendes (ICMBio) na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APABF).

A lama fez com que a coloração da água do mar da praia fosse alterada. “O loteamento está fora dos limites da APABF, mas a unidade de conservação autuou o empreendimento em razão do impacto direto causado à área protegida com o lançamento de lama no mar”, explicou o analista ambiental da APABF, Gerson Roessle Guaita.

Leia também

A Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca existe desde 2000. A instituição serve para proteger o principal habitat da baleia-franca-austral (Eubalaena australis) no Brasil.

O animal passa pela região entre os meses de julho e novembro. Nesse período, as fêmeas dão à luz aos filhotes.

A unidade de conservação federal está entre as mais visitadas do Brasil, com mais de 7 milhões de visitantes ao ano. A área tem 156 mil hectares distribuídos por nove municípios, sendo 79% de área marinha e o restante composto por ecossistemas marinho-costeiros, como praias, ilhas, complexos lagunares, dunas, restingas e costões rochosos.

Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.

Ouvindo...