Conheça Astro, peixe-boi-marinho de Sergipe que sobreviveu a mais de 30 acidentes

Animal sofreu mais um acidente nesta semana e sobreviveu a uma colisão com embarcação

Nordeste do Brasil concentra a maior parte peixes-bois-marinhos que ainda restam no país

Astro, um peixe-boi-marinho ameaçado de extinção, foi gravemente ferido depois de ser atingido por uma embarcação no litoral de Sergipe. O animal tem 34 anos e já sobreviveu a mais de 30 acidentes, segundo informações da Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA).

O peixe-boi-marinho tem comportamento dócil e se desloca lentamente. A espécie habita áreas costeiras rasas, estuários e manguezais.

Por ficarem próximos à superfície e por apresentarem fidelidade a áreas específicas de alimentação e descanso, esses animais são suscetíveis a colisões com embarcações.

Leia também

Astro é considerado um animal raro. Sua espécie, além de estar ameaçada de extinção, tem população reduzida e fragmentada.

O Nordeste do Brasil concentra a maior parte peixes-bois-marinhos que ainda restam no país. Estima-se que são cerca de apenas mil animais, colocando a espécie entre as mais raras entre os mamíferos marinhos em águas nacionais.

Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.

Ouvindo...