O Centro Municipal de Agroecologia e Educação Ambiental para Resíduos Orgânicos (Cemar), em Belo Horizonte, recebe o Carnaval da Agroecologia e da Harmonia neste sábado (7), das 8h30 às 13h. A atividade é gratuita, não exige inscrição e é aberta a todas as idades.
O evento também contará com a primeira Mostra de Economia Solidária. Além disso, haverá oficina de tambor, roda de conversa sobre a importância do Carnaval para a cultura brasileira e sobre os desafios para uma folia mais sustentável e a consciência sobre a produção de resíduos.
“É possível falar sobre questões relacionadas à educação ambiental, reaproveitamento de resíduos e emergência climática. Além disso, conseguimos articular diferentes órgãos da Prefeitura, otimizando recursos e promovendo a conscientização ambiental”, destaca Ana Paula Assunção, gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA).
Conheça o Cemar
O Cemar fica no bairro Estoril, na Região Oeste de Belo Horizonte. Lá funcionava a antiga estação de reciclagem de entulho da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU).
O espaço conta com jardins, pomares, estufas, viveiros de mudas e plantas medicinais, pista de caminhada e uma academia a céu aberto. No local, são produzidos alimentos, sementes e insumos que podem ser usados nos sistemas agroecológicos da cidade.
Por lá, o público pode participar de oficinas educativas com temáticas diversas. Há oficina de compostagem, sobre hortas suspensas, hortas verticais e plantio de mudas em pequenos espaços.
Serviço
Carnaval da Agroecologia e da Harmonia
- Data: Sábado, 7 de fevereiro de 2026
- Horário: Das 8h30 às 13h
- Local: Cemar (Centro Municipal de Agroecologia e Educação Ambiental para Resíduos Orgânicos)
- Endereço: Rua Nilo Antônio Gazire, 147, Bairro Estoril, Belo Horizonte (antiga
- Entrada: Gratuita (não é necessária inscrição prévia)
- Classificação: Livre para todas as idades